Revisão para recuperação - 6º ano

A Estrutura da Molécula da Água

  • A fórmula da água, H2O, indica que é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
  • A água na natureza pode ser encontrada no estado sólido nas geleiras de regiões muito frias, no estado de vapor formando a atmosfera e as nuvens, ou como líquido nos rios, mares e outros corpos aquáticos.
Propriedades Físico-Químicas da Água

Solubilidade
  • A água é um excelente solvente porque é capaz de dissolver enorme quantidade de substâncias. As substâncias que se dissolvem são chamadas solutos e ao ser misturada com o solvente forma uma solução. Essa propriedade é muito importante para os seres vivos porque absorvem nutrientes (como o cálcio, o magnésio, etc) dissolvidos na água que bebem.
  • Exemplo: quando o sal é adicionado na água e misturado forma uma solução.

Tensão Superficial

  • A tensão superficial é uma propriedade física que resulta da força de atração entre as moléculas internas e da superfície.
  • Nas moléculas internas, como as forças são em todas as direções elas se anulam, já na superfície as forças de coesão puxam para os lados e para baixo, desse modo, fazem com que a superfície fique como uma película elástica.Propriedades da Água
Princípio dos Vasos Comunicantes
Resultado de imagem para princípio dos vasos comunicantes

  • Na figura acima temos três recipientes de formas e volumes diferentes, mas que são ligados pela mesma base. A este conjunto damos o nome de vasos comunicantes.
  • Podemos verificar que o líquido, quando em equilíbrio, tem a mesma altura em todos os ramos. Sabemos que a pressão exercida por um líquido depende apenas da altura desse líquido. Se em uma dessas colunas o líquido estivesse mais alto, a pressão na base do mesmo ramo também seria maior.
  • Pelo fato de os líquidos se nivelarem nos vasos comunicantes podemos ver algumas de suas aplicações no cotidiano.
  • Para acertar o nível entre dois pontos em uma obra, os pedreiros utilizam uma mangueira transparente com água.
  • As caixas de água recebem água do reservatório sem a ajuda de bombas elevatórias, pois a água do cano tende a atingir a mesma altura da água no reservatório.
  • Ao colocarmos líquidos de densidades diferentes e imiscíveis (ou seja, que não se misturam) dentro de um recipiente, o líquido de menor densidade fica em cima e o de maior densidade fica em baixo.
Pressão da água

  • Para entender a ideia da pressão, quanto menor for o apoio, maior será pressão exercida. Por exemplo, uma bicicleta com uma roda fina e que sustenta o peso corporal de quem a dirige: essa roda deixará marcas no solo, pela pressão exercida pelo peso do corpo. Se no lugar de rodas finas forem colocadas outras mais grossas, essas marcas serão menores ou mesmo deixarão de existir, porque a pressão do peso do corpo será distribuída por um espaço maior.
  • A pressão aumenta nas bases, já que acumulam todo o peso distribuído na área ou recipiente, como no caso das águas. Dessa forma, um submarino que navega pelas profundezas do mar precisa ser de um material forte o suficiente para resistir à enorme pressão do local.
  • Assim também é com os animais que vivem no fundo do mar, em ambientes que possuem uma pressão insuportável ao homem. Mas seus organismos têm uma estrutura especial que faz com que a água subterrânea faça pressão de dentro para fora, e não como a exercida no ser humano. Dessa forma eles não são esmagados pela pressão e nem explodem.
  • É a pressão exercida pela força da água que explica porque um corpo é capaz de flutuar nela, ou um pesado navio é capaz de navegar sem afundar. A água empurra o peso para cima com sua força movida pela pressão, e, quanto maior a área, mais fácil será a flutuação.
  • Quando alguém mergulha sob as águas pode sentir dor no ouvido devido a pressão exercida por ela. E quanto mais se vai para o fundo, maior será essa pressão para o corpo, que é incapaz de atingir níveis subterrâneos muito profundos sem equipamentos adequados. Em alguns níveis, nem mesmo com o equipamento é possível chegar sem ser esmagado.
  • Na construção de uma barragem, a parte do fundo de sua estrutura precisa ser mais larga e resistente que as demais áreas, exatamente para suportar a pressão das águas do rio. Essa pressão maior é que irá gerar a energia elétrica.Resultado de imagem para pressão da água

Mudanças de fase

  • Solidificação: Esse é um dos processos mais comuns, e ocorre quando há uma mudança do estado líquido para o sólido, ou seja, quando a água se transforma em gelo, por exemplo. Mas para que ocorra esse processo, precisamos garantir que a água perca energia. Assim, as moléculas vibrarão com menor intensidade e ficarão mais unidas.
    Fusão: Como conhecemos, esse é o processo em que ocorre a passagem do estado sólido para o líquido, como, por exemplo, quando o gelo derrete e se transforma em água. Como explicamos, ele ocorre justamente porque a substância sólida recebeu o calor, e isso fez com que as moléculas ficassem mais agitadas. A energia térmica consegue quebrar todas as interações e ligações entre átomos e moléculas que estão presentes no estado sólido.
    Vaporização: Se acrescentarmos muito calor em uma substância líquida, ela passará para o estado gasoso. Esse é o conhecido processo de vaporização. Quando mais energia térmica oferecermos para uma substância, maior será a agitação molecular, e, como consequência, as moléculas vão se separar e formar assim o estado gasoso.
    Sublimação: Ocorre quando há a passagem do estado sólido diretamente para o gasoso, sem que passe pelo estado líquido. Podemos citar como exemplo a naftalina. Esse material de estado sólido rapidamente se dissolve para o gasoso quando lançado ao ar.
    Condensação: Essa é a passagem do estado gasoso para o líquido. O maior exemplo dessa mudança de fase é a chuva. A água evapora da superfície, entra em contato com o ar frio da atmosfera e volta ao estado líquido.
  • Resultado de imagem para mudanças de fases
  • Atenção! Exercite refazendo a Avaliação 1 da segunda etapa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

Trabalho - 5º ano