Revisão A1 - 3ª Etapa - 6º ano


  • Os seres vivos e as trocas gasosas:
1) Os seres vivos necessitam de energia para sobreviver. Como eles obtêm essa energia?
O nosso organismo obtém energia dos alimentos pelo processo da respiração celular, por isso, a respiração e alimentação trabalham juntas para nos dá a energia necessária para a nossa sobrevivência.

2) Quais são os tipos de respirações existentes nos seres vivos? Cite um exemplo para cada. 

  • Pulmonar: Respiração realizada pelo pulmões que ocorre com os mamíferos, anfíbios adultos, aves e répteis. O ar entra pela narinas ou pela boca e vai para o pulmão, onde ocorre a troca de gases, ou seja, o oxigênio será levado para todas as partes do corpo, e deixando o gás carbônico que será eliminado. A respiração dos seres humanos, também é pulmonar.
  • Branquial: Respiração realizada pelas brânquias, ocorre com os animais aquáticos. O oxigênio da respiração é encontrado dissolvido no meio aquático;
  • Cutânea: Respiração através da pele. Ocorre em minhocas e anfíbios.
  • Respiração celular: Ocorre nas plantas.
3) Sobre a respiração, responda:
 
a)  Quais são os gases envolvidos na nossa respiração? Oxigênio e Gás carbônico.
b)  Qual é o órgão responsável por realizar essas  trocas? Pulmões, branquias, pele.
c) Que prejuízos temos por não preservar as matas? As árvores reciclam o nosso ar. Retiram o CO2 da atmosfera e produzem o O2, através da fotossíntese. 

  • Polução do ar: 
1) Explique o que é efeito estufa e que ligação podemos fazer com a imagem. O efeito estufa traz prejuízos ao nosso planeta?
 
Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Sem o efeito estufa natural, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.
Na imagem, temos o exemplo de um carro exposto ao sol. A luz visível entra no carro através do vidro. No interior do carro, essa luz se irradia em forma de calor. Parte do calor não atravessa o vidro e fica preso dentro do carro. Quando os raios solares atingem a superfície terrestre, devido a camada de gases de efeito estufa, em torno de 50% deles ficam retidos na atmosfera. A outra parte, atinge a superfície terrestre, aquecendo-a e irradiando calor.
Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra.Efeito Estufa
2) Quais são os gases poluentes e de onde vem a fonte dessa poluição? Os principais poluentes atmosféricos são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), o ozônio (O3) e os clorofluorcarbonos (CFCs). Esses gases são resultados da queima de combustíveis fósseis, indústrias, queimadas, uso de aerossóis. 
3) Quais medidas devemos tomar para diminuir a poluição do ar? 
  • Estabelecer limites claros para os níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais;
  • Uma vez estabelecidos esses níveis, promover o monitoramento diário e constante da qualidade do ar;
  • Normatizar os critérios de emissão de gases poluentes, bem como estabelecer sanções a quem transgredir tais limites;
  • Reduzir a utilização de agrotóxicos e outros insumos químicos agrícolas, optando preferencialmente pelas alternativas biológicas;
  • Promover a conservação e ampliação das áreas florestais, reservas ambientais e áreas de proteção ambiental naturais, além de reflorestar áreas degradadas;
  • Incentivar a utilização de meios de transporte alternativos ao carro, bem como a implantação de sistemas de transporte coletivo de qualidade;
  • Manutenção e criação de áreas verdes nos espaços urbanos, como bosques, praças, parques e corredores verdes;
  • Incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos etc.
  • Promover o controle e a fiscalização das queimadas em lavouras, áreas de pastagens e em regiões de cobertura vegetal natural.
4) Qual a relação entre a mata preservada e a qualidade do ar que respiramos? 
As florestas retiram os gases poluentes do ar e devolvem o oxigênio para a nossa atmosfera. 
5) Como o aumento da produção de gases poluentes interferem no clima do planeta? 
O problema do efeito estufa começa quando a atmosfera retém mais calor e, como consequência, aumenta a temperatura da Terra além do normal - é o famoso aquecimento global. Isso acontece por causa da emissão de gases em excesso, através de indústrias e carros, por exemplo. Os gases responsáveis pelo efeito estufa são liberados naturalmente através de vulcões e incêndios florestais de causas naturais. As atividades humanas caracterizam-se pela emissão de gás carbônico (dióxido de carbono) em grandes quantidades.
6) Quais tipos de gases são produzidos pelos carros? Que efeitos esses gases podem trazer para uma pessoa que respirá-lo em um ambiente fechado? CO2 e CO (monóxido de carbono) são  gases asfixiantes e podem levar À morte.

  • Propriedades do ar: 
1) Qual gás está presente na atmosfera e é responsável por alimentar a chama de uma vela? Qual é o gás resultante dessa queima? O2 (comburente)  e CO2 (resultado).

2) Em qual cidade a pressão atmosférica é maior: Teresópolis ou Rio de Janeiro? Explique. Rio de Janeiro,pois a pressão atmosférica é inversamente proporcional a altura,então a cidade do Rio de Janeiro é a que possui maior pressão atmosférica 

3) Em uma experiência pesaram dois balões, um cheio e um vazio. Qual irá pesar mais? O balão que está cheio de ar sem pesará mais que o vazio. Isso demonstra que o ar existe pois tem peso e faz diferença no meio em que está presente provando que  ele é matéria.

4) Como é chamada a camada de gás que envolve o planeta Terra? Atmosfera.

5) O ar pode sofre compressibilidade, expansibilidade e elasticidade. Cite um exemplo para cada situação. 
  • Quando é comprimido ele diminui o seu volume (Compressibilidade). Exemplo: apertar o êmbolo da seringa até o fim, tapando o orifício. O ponto até onde vai o êmbolo mostra o quanto o ar foi comprimido.
  • Se parar de acontecer compressão, o ar volta a ocupar o espaço que ocupava antes (Elasticidade). Exemplo: quando apertamos o êmbolo da seringa, tapando o orifício e depois soltamos, o êmbolo retorna à posição anterior.
  • Quando o ar se expande aumenta o seu volume (Expansibilidade). Exemplo: um vidro com perfume é aberto e o cheiro se espalha pelo ambiente, pois o aroma volátil misturado com o ar ocupa um espaço maior.
6) A pressão dentro de um avião precisa ser pressurizada (manter a pressão adequada ao corpo humano). Quais são os perigos que os passageiros correriam, caso a porta do avião abra em uma grande altitude? 
Velocidade entre 800 e 1 000 km/h, temperatura externa de 34 ºC negativos e a pressão do ar muito menor do que a do nível do solo. A abertura da porta faz as pessoas sentirem muito frio e extrema dificuldade para respirar. Enquanto o ar externo entra na cabine, o interno, com a pressão bem mais alta, sai de uma só vez – como quando estouramos uma bexiga -, “cuspindo” pessoas e objetos para fora do avião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

6º ano - Atividades de Revisão.