6º ano - Atividades de Revisão.

1) A respeito da condutividade elétrica e térmica dos materiais, marque a alternativa correta:
a) Somente os metais podem conduzir eletricidade e calor.
b) Em hipótese alguma, um metal pode conduzir corrente elétrica ou calor.
c) Os metais destacam-se como bons condutores elétricos e térmicos.
d) Os materiais que são isolantes elétricos possuem alta condutividade elétrica.

2)  Explique.
 a) O que são materiais bons condutores de energia elétrica? Cite dois exemplos.
b) O que são materiais maus condutores de energia elétrica? Cite dois exemplos.

 3) Assinale os materiais que não conduzem bem a eletricidade.
 ( ) pneu
 ( ) bola de plástico
 ( ) vaso de cerâmica 
( ) vidro
 ( ) barra de ferro 
( ) maçanete de metal 
( ) água
4) Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:
Coluna A:                             
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos  
Coluna B:
  1. Amassar um papel;
  2. Fotossíntese realizada pelas plantas;
  3. Quebrar um copo de vidro;
  4. Ferver a água;
  5. Dissolução do açúcar em água;
  6. Alimento decompondo-se no lixo;
  7. Congelamento da água;
  8. Queima do carvão;
  9. Produção de queijo a partir do leite;
  10. Transformação de tecido em roupas;
  11. Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
  12. Aquecer uma panela de alumínio;
  13. Queima de papel;
  14. Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
  15. Azedamento do leite;
  16. Corte de um bolo;
  17. Digestão de alimentos;
  18. Enferrujamento de uma palha de aço;
  1. Amassar uma latinha de alumínio.
5) Considere os fenômenos abaixo:
  1. Dissolução do sal de frutas;
  2. Produção de caramelo a partir do açúcar;
  3. Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;
  4. Cândida em tecido colorido;
  5. Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;
  6. Queima de um pedaço de madeira.
Quais deles são fenômenos químicos?
  1. 1, 2, 3, 5.
  2. 1, 2, 4, 6.
  3. Apenas 6.
  4. Todos são fenômenos químicos.
6) Observe o esquema abaixo e complete com o nome dos três estados físicos da água. Considerando que cada "bolinha" represente uma molécula de H2O.

7) É possível retirar o sal da água do mar? Como? Explique.

8) Cite três materiais solúveis e três materiais insolúveis na água. 

9) A imagem representa qual propriedade do ar? Explique. 

ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES NO PIBID:

10) Por que não se consegue empurrar o êmbolo até o final da seringa? 

Inércia, Impenetrabilidade, Compressibilidade - Só Biologia

11) Assinale com um X as propriedades dos objetos: 


Vamos recordar: 

MATERIAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS

7.2 – Materiais | Américo Gonçalves

12) O ponto de fusão do ferro é igual a 1530 ºC e o ponto de ebulição é de 2 450ºC. Baseado nisso, qual será o estado físico do ferro nas seguintes temperaturas:
  1. 25 ºC:
  2. 130 ºC:
  3. 1 459 ºC:
  4. 2 235 ºC:
  5. 3 002 ºC:




1) Letra C - Os metais conduzem bem o calor e a eletricidade. 
2) a) Os materiais bons condutores são aqueles que se deixam atravessar pela corrente elétrica.
Exemplos de bons condutores:
  • Metais (como o cobre, alumínio, ferro, etc.) e algumas ligas metálicas;
  • Grafite;
  • Soluções aquosas (de sulfato de cobre, de ácido sulfúrico. etc.);
  • Água da torneira, água salgada, água ionizada (como, por exemplo, as das piscinas);
  • Corpo humano.
b) MAUS CONDUTORES
Os materiais maus condutores ou isoladores são aqueles que não se deixam atravessar pela corrente elétrica e que, portanto, dificilmente a conduzem.
Exemplos de maus condutores:
  • Borracha, madeira, cortiça;
  • Vidro, porcelana;
  • Plástico;
  • Têxteis (lã, seda, etc.);
  • Água deionizada, água bastante açucarada;
  • Ar seco.
    Estes materiais referidos acima se dizem isoladores da corrente elétrica.
3) Pneu, bola de plástico, vaso de cerâmica  e vidro.

4) Físicos: A, C, D, E, G, J, K, L, P, S
Químicos: B, F, H,I, M, N, O, Q, R

5) Letra B - Geralmente as transformações que alteram a composição da matéria, alteram sua estrutura e onde o produto é diferente do reagente são exemplos de um fenômeno químico. Este tipo de fenômeno é irreversível.

6) Sólido: As moléculas estão bem juntinhas. / Líquido: As moléculas estão um pouco separadas e em movimento. / Gasoso: As moléculas estão bem separadas e bem agitadas. 

7) É possível, sim – e isso já ocorre em vários países onde a água doce de rios, lagos e represas é escassa. Evaporação: a água salgada é colocada em um tanque com fundo preto e teto de vidro transparente, este tanque permite que o calor do sol evapore a água.

8) Solúveis: Sal, açúcar, bicarbonato de sódio. Os materiais solúveis são aqueles que podem ser diluídas em um outro material para formar uma nova substância. A solubilidade pode ser indicada em moles, gramas ou miligramas por litro, mesmo como uma porcentagem de soluto com um solvente específico.
Insolúveias: Talco, isopor, areia, óleo. A água não é o único solvente que existe. Todo material que dissolve outra substância é um solvente.  Além disso, uma mesma substância possui diferentes solubilidades em diferentes solventes. Enquanto o sal é solúvel na água, ele é praticamente insolúvel na acetona ou no acetato de etila (solvente usado para remover esmaltes). Outro exemplo é que o álcool é solúvel tanto na água quanto na gasolina, mas a água e a gasolina não se misturam.
9) A imagem nos mostra que o ar tem massa. Na imagem, a bexiga que está cheia de ar, pesa mais que a bexiga que está vazia.
10) O ar não permite, pois já foi comprimido ao máximo. Como a seringa está tampada, o ar não escapa.
11) Flexível: Barro e papel.
Resistente: Madeira, areia e vidro.
Solúvel: Sal e açúcar.
Duro: Vidro  e madeira.
Transparente: Vidro.
Combustível: Cortiça, madeira.
12) a) 25 ºC: sólido;
b) 130 ºC: sólido;
c) 1 459 ºC: sólido; 
d) 2 235 ºC: líquido;
e) 3 002 ºC: gasoso.

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