Correção dos exercícios de revisão - 5º ano


Exercícios de Revisão

1) Correlacione as colunas, com o nome e a definição das propriedades do ar.


(a) Pressão                                       (       c      )  capacidade do ar de diminuir seu volume.
(b) Expansibilidade                         (      d       ) capacidade do ar, de retornar ao seu estado natural.
(c) Compressibilidade                     (      a       ) é a força que o ar, exerce sobre tudo.
(d) Elasticidade                               (       b      ) capacidade de aumentar seu volume ocupando todo                                                                                um espaço.


2) A imagem representa qual propriedade do ar? Explique. 

Imagem relacionada
A imagem nos mostra que o ar tem massa. Na imagem, a bexiga que está cheia de ar, pesa mais que a bexiga que está vazia.  

3) O ar é uma mistura de gases. Qual gás utilizamos em nossa respiração e qual gás eliminamos?

Em nossa respiração, inspiramos o gás oxigênio e eliminamos o gás carbônico. 
Imagem relacionada
4) Observe a figura ao lado e depois explique por que o papel no fundo do copo não se molhou, embora tenha sido mergulhado na água.
O papel não molhou, pois o copo tinha ar ocupando espaço dentro do copo, impedindo a entrada da água. 

5) Na foto, tapou-se o orifício da seringa e o êmbolo foi empurrado até onde foi possível: note que ele não chega até o final da seringa.


a) O que ocorreu ao ar presente na seringa? O ar ficou comprimido.
b) Por que não se consegue empurrar o êmbolo até o final da seringa? 
O ar não permite, pois já foi comprimido ao máximo. Como a seringa está tampada, o ar não escapa.


Resultado de imagem para ar seringa experimento

6) Uma vela acesa, após ser tampada por um copo, apaga-se como mostra a figura.
a) Por que isso ocorre? A chama da vela é alimentada pelo oxigênio presente dentro do copo e ela apaga quando o oxigênio todo acaba.
b) Ainda existem gases dentro do copo? Explique. Sim. A combustão produz o gás carbônico.
c) Quem é o comburente e quem é o combustível? Combustível é o pavio da vela e o comburente é o oxigênio.
Resultado de imagem para vela acesa no copo

7) Arthur foi viajar e passou o final de semana em Teresópolis, no alto da Serra. José Miguell, preferiu ir para o Rio de Janeiro, aproveitar a praia de Copacabana. Qual dos dois estava na cidade onde a pressão atmosférica é maior? Justifique sua resposta.
A pressão atmosférica é maior ao nível do mar. Por isso, José Miguell estava sob uma maior pressão atmosférica. Quando maior for a altitude, menor é a pressão atmosférica.

8) Explique o que é e qual a importância do efeito estufa. 

O gás carbônico, o metano, dióxido de nitrogênio, vapor d'água e as nuvens são responsáveis por formar uma barreira que permite a passagem da radiação solar e retém o calor irradiado. O nome desse processo é efeito estufa. Ao permitir que o calor fique retido, os gases proporcionam o aquecimento da Terra. 

9)Como é chamada a camada de ar que envolve o planeta? Indique quais os gases presentes nessa camada e a quantidade?

Atmosfera. O ar é uma mistura formada por vários gases. Os principais componentes do ar seco são o gás nitrogênio e o gás oxigênio. Porém: existem outros gases em quantidades bem menores, por exemplo o argônio e o gás carbônico. 

10) Como as plantas interferem na qualidade do ar?
As plantas são responsáveis pela renovação do ar. Através da fotossíntese, elas absorvem o gás carbônico e transformam em oxigênio.


11) Quais atitudes podem colaborar para a diminuição da poluição atmosférica? 


  • Estabelecer limites claros para os níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais;
  • Uma vez estabelecidos esses níveis, promover o monitoramento diário e constante da qualidade do ar;
  • Normatizar os critérios de emissão de gases poluentes, bem como estabelecer sanções a quem transgredir tais limites
  • Reduzir a utilização de agrotóxicos e outros insumos químicos agrícolas, optando preferencialmente pelas alternativas biológicas
  • Promover a conservação e ampliação das áreas florestais, reservas ambientais e áreas de proteção ambiental naturais, além de reflorestar áreas degradadas
  • Incentivar a utilização de meios de transporte alternativos ao carro, bem como a implantação de sistemas de transporte coletivo de qualidade;
  • Manutenção e criação de áreas verdes nos espaços urbanos, como bosques, praças, parques e corredores verdes;
  • Incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos etc.
  • Promover o controle e a fiscalização das queimadas em lavouras, áreas de pastagens e em regiões de cobertura vegetal natural.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

6º ano - Atividades de Revisão.