Dicas de Estudo - 7º ano

Reino Protista: 

  • Reino Protista é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares.
  • Os protistas compreendem os protozoários e as algas. 
  • As algas são organismos autótrofos, pois têm clorofila, além de outros pigmentos, logo, realizam fotossíntese.
  • Classificação: Algas verdes ou Clorofíceas, Algas vermelhas ou Rodofíceas (Certas algas vermelhas têm nas paredes de suas células, um material de consistência gelatinosa, denominado ágar, que é acrescentado a vários alimentos, como balas e doces. Tem ainda grande utilidade em técnicas laboratoriais, sendo empregado como componente de meios de cultura para microrganismos.), Algas Pardas ou Feofíceas, Algas Douradas ou Crisofíceas (Um exemplo é a diatomácea, que contêm o diatomito. Formado por sílica, o diatomito apresenta consistência porosa, sendo empregado como componente de filtros. Quando pulverizado, ele pode ser adicionado como abrasivo a polidores de metal e a cremes dentais.), Pirrofíceas ( são algas unicelulares isoladas ou coloniais. Elas fazem parte do fitoplâncton e incluem também os dinoflagelados, responsáveis pelo fenômeno da maré vermelha)
  • Os protozoários são seres unicelulares e eucariontes, com estrutura que garante seu funcionamento, realizando as mesmas tarefas básicas de um animal, como respiração, digestão, circulação, excreção, em alguns até uma primitiva coordenação.
  • Antigamente eram classificados no reino animal, por realizarem essas funções e serem heterótrofos, no entanto, por serem unicelulares, alguns taxonomistas criaram o reino protista para reunir esses filos de organismos mais simples.
  • Apresentam grande variedade de formas e ocupam ambientes úmidos (os que têm vida livre) ou o interior de outros organismos. Alguns são parasitas, causadores de doenças.
  • Classificação: Os protozoários são divididos em quatro grupos, de acordo com as estruturas locomotoras que apresentam:

  • Sarcodinos

    Os sarcodinos são representados pelas amebas que se locomovem por meio de pseudópodes.
  • Flagelados

    Locomovem-se por meio de flagelos. Alguns são parasitas, ou seja, obtêm alimento a partir da associação com outros seres vivos.
    Alguns exemplos são: a giardia que parasita o intestino delgado do ser humano e o Trypanosoma cruzi, que instala-se em tecidos humanos e de outros animais, como na musculatura do coração ou na parede do tubo digestivo.

    Esporozoários

    Os esporozoários não possuem estrutura locomotora. Um exemplo é o agente transmissor da malária.

    Ciliados

    Os ciliados locomovem-se por meio de cílios. Alguns exemplos são: VorticellaBalantidium coli, porém, o mais conhecido é o paramécio, organismo de vida livre.
  • Doenças causadas por protozoários: 

Doença de Chagas

A doença de chagas é transmitida pelo barbeiro, um inseto encontrado em várias partes do Brasil. O protozoário Trypanosoma cruzi passa para o corpo humano quando o barbeiro pica o organismo em busca de sangue. Após a sucção, o barbeiro libera suas fezes na pele, causando coceira. Ao coçar, o indivíduo acaba por jogar as fezes infectadas do barbeiro em sua corrente sanguínea. 

Leishmaniose

Os protozoários do gênero Leishmania são os causadores da leishmaniose, que é transmitida por mosquitos. O principal sintoma são feridas em mucosas da pele. Existe uma forma mais grave, conhecida como Leishmaniose Visceral ou Calazar. [continue lendo sobre Leishmaniose]

Malária

Uma doença histórica, é transmitida pelo mosquito Anopheles que possui em seu organismo protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas dessa doença são febre alta, dor de cabeça, cansaço, entre outros. [continue lendo sobre Malária]

Toxoplasmose

Transmitida por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário Toxoplasma gondii. É uma doença que pode ser assintomática ou causar dores de cabeça, febre.


Reino Fungi

  • Os fungos são popularmente conhecidos porbolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon).
  • É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.
  • Os fungos estão mais presentes no nosso dia a dia do que costumamos imaginar, já que, além de serem muito importantes no que diz respeito à decomposição da matéria orgânica, executam, juntamente com outros organismos, outras funções ecológicas, como é o caso dos liquens e micorrizas. Além disso, são utilizados na fabricação de antibióticos, álcool, bebidas, pães e queijos; podem destruir alimentos e outros produtos, como tecidos e couro; e também causar doenças. Nessa situação, em nossa espécie, não costumam provocar problemas sérios de saúde. Entretanto, caso a pessoa apresente problemas relacionados à imunidade, tais quadros podem ser fatais. 
  • Desenvolvem-se em ambientes úmidos, com matéria orgânica e pouca luminosidade. Os fungos multicelulares são formados por longas células em forma de filamentos (hifas), estas, por sua vez, se entrelaçam formando uma massa contínua com muitos núcleos (micélio). Os fungos, juntamente com as bactérias, possuem um papel muito importante na decomposição da matéria orgânica, através da síntese de enzimas altamente ativas.
  • A reprodução dos fungos pode ser sexuada ou assexuada. A reprodução assexuada ocorre por meio de células modificadas das hifas, capazes de produzir esporos geneticamente idênticos. Em condições ambientais favoráveis, esses esporos germinam e produzem novas hifas, em um processo chamado esporulação.
  • A reprodução sexuada também acontece por intermédio de esporos, iniciando através da fusão das hifas haploides, dando origem a hifas diploides que se dividem e, por meiose, formam esporos geneticamente diversos. Muitas espécies formam durante a reprodução sexuada uma estrutura reprodutiva chamada corpo de frutificação, que corresponde ao que conhecemos popularmente por cogumelo.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

Trabalho - 5º ano