Trabalho - 5º ano










  •  ATENÇÃO!
  • IMPRIMIR E COLAR NO CADERNO OU COPIAR O CONTEÚDO SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO.
  • RESPONDER AS PEGUNTAS.
  • VALOR: 1 PONTO


















1. Quais são os componentes do sistema circulatório?

O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório.

2. Qual a diferença entre veias e artérias?

diferença entre veia e artéria  pode ser encontrada no calibre de cada vaso e no caminho que o sangue percorre pelo corpo. As artérias são vasos sanguíneos que levam sangue do coração para todos os tecidos. As veias são vasos sanguíneos que transportam sangue proveniente dos tecidos para o coração

3. Onde fica o coração e qual a sua função?

 O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo de qualquer animal. A função dele é bombear o nosso sangue, fazer com que ele circule por todo o nosso corpo através dos vasos sanguíneos, levando oxigênio, que é essencial para o funcionamento do metabolismo. Também é o coração que faz com que o oxigênio chegue ao nosso cérebro, e sem ele nós morreríamos, pois o cérebro não funciona sem oxigênio. O coração do ser humano de localiza dentro de um conjunto de costelas, que é chamado de caixa torácica. Ele fica entre os dois pulmões, posicionado entre o centro e o lado esquerdo do peito.

4. Qual é o papel do sangue no sistema circulatório?
O sangue é um tecido líquido e exerce papel fundamental no sistema circulatório. É pela corrente sanguínea que o sangue leva oxigênio e nutrientes para as células.
Desse modo, ele retira dos tecidos as sobras das atividades celulares, como o gás carbônico produzido na respiração celular, e conduz os hormônios pelo organismo.
5. Diferencie a pequena circulação da grande circulação.

Pequena Circulação ou Circulação Pulmonar é o caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração. Assim, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo.A Grande Circulação ou Circulação Sistêmica é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa.
No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo.
Assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano