Desafio 6º ano

  • Vocês terão que pesquisar, sobre os tsunamis mais recentes:
- Quando ocorreu;
- Causa;
- Número de vítimas fatais;
- Causa da tragédia;
- Onde ocorreu;
- Como está o local hoje.

  • Por que no Brasil não ocorre Tsunamis?

Comentários

  1. 1
    - Tsunami da Indonésia:
    .25 de outubro de 2010
    .Deslocamento de um grande volume de água.
    .Mais de 400 pessoas
    .Por um tremor de magnitude
    .Arquipélago de mentawai,frente a Sumata
    .Destrúido sem nenhum morador
    _ Tsunami do Japão:
    . 11 de março de 2011.
    .Deslocamento de um grande volume de água.
    .13333 mortos e 16000 desaparecidos.
    .Por um tremor de magnitude.
    .Sendai no Nordeste do Japão.
    .Destrúido,sem nenhum morador.
    2
    Porque o Brasil está bem no meio da placa sul- americana.

    ResponderExcluir
  2. Tsunami mais recente:Japão.
    Quando ocorreu:11 de março de 2011.
    Numero de vítimas fatais:6405 mortos.
    Causa da tragédia:o sismo passou embaixo do oceano,e com isso a tsunami aconteceu.
    Onde ocorreu:no Japão.
    Como está o lugar hoje:o Japão está praticamente reconstruido.
    Porque no Brasil não ocorre Tsunamis?Porque no Brasil as chances de acontecer um Tsunami são praticamente inexistentes.O país fica no interior de uma placa tectônica bem antiga,todos os registros de tremor ou movimento das bordas das placas que chegam em nosso continente são muito fracos,isso elimina o risco.Além disso,o oceano Atlântico não tem registros de terremotos da mesma magnitude que o Índico.

    Nome:Maria Fernanda
    Turma:62 6ºano

    ResponderExcluir
  3. O tsunami mais recente ocorrido foi o Tsunami de Tohoku no Japão em 2011.
    Cusa:Antes das razões científicas encontradas – expostas em três trabalhos liderados por Kohtaro Ujiie, da Universidade de Tsukuba,
    no Japão; Patrick Fulton, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz; e Frederick Chester, da Universidade A&M do Texas, as duas últimas nos EUA –, fale-se um pouco sobre a geologia da região. O sismo de 11 de Março de 2011, com epicentro a cerca de 200 quilómetros ao largo da cidade japonesa de Sendai, ocorreu numa zona de fronteira de placas. Mais: é uma zona de subducção, o que significa que uma dessas placas (a do Pacífico) está a enfiar-se por baixo de outra (a Norte-Americana) e o resultado é a criação da Fossa do Japão.
    Número de Vitimas:13 333 mortes confirmadas, cerca de 16 000 desaparecidos, o número de vítimas é impreciso, com relatos iniciais apontando mais de mil mortos e milhares de feridos.
    Lugar: O epicentro foi a 130 km da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku.
    Porque não ocorrem tsunamis no Brasi: terremotos normalmente só acontecem nas fronteiras das placas tectônicas. As placas tectônicas são grandes formações rochosas que “flutuam” sobre o magma da Terra.O problema acontece quando as placas tectônicas se movimentam e se “chocam”: batem uma na outra; uma sobe a outra desce, e etc. Quando isso acontece, pode esperar: lá vem terremoto.O Brasil está bem no meio da placa sul-americana. O limite mais próximo com outra placa tectônica fica no meio do Atlântico, junto com a placa africana. Mas, ao do contrário do que acontece com boa parte das placas, as tectônicas da América do Sul e da África estão se afastando. Quer dizer, a chance de elas se “abalroarem” é mínima..

    OBS:Não são só os terremotos que provocam tsunamis. Deslocamentos grandes de terra no mar também podem fazer com que isso aconteça. É mais ou menos o que acontece se você jogar uma pedra na piscina: você vai gerar uma pequena tsunami, mas a origem dela não é o fundo da piscina, mas a massa que você lançou à água.

    OBS2:No caso brasileiro, um tsunami pode ocorrer caso um vulcão chamado Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, nas Canárias, entre em erupção. Com intervalo de atividade de 250 anos (a última erupção foi no século XVIII), alguns cientistas acreditam que as fissuras existentes na montanha possam “rachá-la” ao meio no caso de uma nova erupção. Se isso acontecer, uma gigantesca massa de terra e rochas seria jogada no meditarrâneo, provocando um tsunami que atingiria toda a costa do Nordeste brasileiro acima da Paraíba, não sem antes arrasar Fernando de Noronha.

    Giovana,Sexto ano

    ResponderExcluir
  4. - Quando ocorreu;
    11 de março de 2011

    - Causa;
    O arquipélago fica exatamente sobre uma falha geológica onde três grandes placas tectônicas se encontram.Quando o sismo se passa debaixo do oceano, ele desloca uma enorme quantidade de água, formando um tsunami.

    - Numero de Vitimas;
    De acordo com as autoridades, houve 13 333 mortes confirmadas e cerca de 16 000 desaparecidos

    - Causa da Tragédia;
    Violento tremor de 8.9 de magnitude, um tsunami de 10 metros de altura, com ondas de tsunami de mais de 40,5 m avançando por terra.

    - Onde ocorreu;
    O epicentro foi a 130 km da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku

    - Como está o local
    "Grande Muralha do Japão"
    Centenas de barreiras antitsunami estão sendo construídas no Japão, um exemplo é a prais de Nobiru um dos balneários mais bonitos do Japão antes do tsunami que devastou o norte do país.

    Turma 62

    ResponderExcluir
  5. • 11 de março de 2011
    • Por causa de um terremoto
    • Quase 16 mil pessoas
    • No Japão
    • Esta como se nada tivesse acontecido
    Camila Peres Costa-T.62

    ResponderExcluir
  6. Tsunamis mais recentes

    Tsunami no Japão - Ocorreu no dia 11 de março de 2011.O território Japonês,fica localizado no limite da placa tectônica Euroasiática Oriental,sendo afetado constantemente por terremotos.Esse fenômeno se deve a uma zona de convergência entre as placas do Pacífico,Euroasiáticas Oriental,Norte-Americana e das Filipinas,formando o "círculo de Fogo do Oceano Pacífico".O constate encontro entre esses blocos origina uma área de instabilidade tectônica,provocando terremotos,tsunamis e intensa atividade vulcânica. O Japão não conseguiu conter a ação destrutiva de um terremoto de 9° na escala Richter que atingiu a costa leste do país. O tremor formou um tsunami com ondas que atingiram até 10 metros de altura e 800 km/h , devastando cidades e vilarejos, em especial, Sendai, situada na ilha de Honshu. Segundo a polícia nacional 18 mil pessoas morreram. Existe hoje a construção de uma muralha de 7,2 m de altura, construída na frente da praia de Nobiru, hoje é um imenso vazio coberto de areia e grama. Por decisão do governo nada será construído ali, com exceção de duas barreiras gigantes.

    Tsunami Indonésia- Ocorreu dia 25 de outubro de 2010, o Sismo de Sumatra de magnitude de 7,7 Mw na ilha de Sumatra , gerando um tsunami que matou aproximadamente 311 pessoas. A costa ocidental da ilha de Sumatra é considerada de grande risco para tsunamis, por estar localizada em uma área onde duas placas tectônicas, a Indo-Australiana e a Eurasiana, se aproximam a uma velocidade de cinco a seis centímetros por ano.

    Tsunami Chile- Ocorreu no dia 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 de magnitude que provocou um tsunami, atingindo as regiões mais populosas do país, incluindo a capital Santiago. Mais de 800 pessoas morreram. Uma das mais afetadas foi Constitució com tsunamis de até 10m. O sismo ocorreu ao longo das fronteiras entra a Placa de Nazca e a Placa de Sul-Americana, as quais convergem a uma taxa de aproximadamente 8cm por ano, tendo sido causado por um movimento de subducção da primeira sob a segunda.

    Tsunami Samoa- O sismo de Samoa ocorreu no dia 29 de setembro de 2009 com magnitude 8, afetando suas ilhas. O tremor gerou três tsunamis separados, dos quais o maior se elevou a 1,6 metros a cima do nível do mar. Pago Pago, capital da Samoa Americana, foi arrasada por quatro ondas de tsunami entre 4,6 e 6,1 metros de altura. Os tsunamis deixaram aproximadamente 100 mortos em ilhas do Pacífico Sul.

    Por que no Brasil não ocorre Tsunamis?

    As chances de um tsunami no Brasil são praticamente inexistentes. O país fica no interior de uma placa tectônica bem antiga. Todos os registros de tremor ou movimento das bordas das placas que chegam ao nosso continente são muitos fracos, o que elimina o risco.

    Nome: Itel Júnior Zóffoli Fernandes
    Turma 61

    ResponderExcluir
  7. O tsunami mais recente foi no japão,que aconteceu no dia 11 de março de 2011.Anconteceu pelo choque entre duas placas tectonicas,aonde ocorreu um forte atrito,e logo depois um forte tremor.Esse tremor balançou muito forte a água do oceano,aonde formou-se várias ondas.
    De acordo com a polícia japonesa deixou 11.063 mortos confirmados e 17.258 desaparecidos.
    Hoje é um imenso vazio coberto de areia e grama.Por decisão do governo,nada será contruido por alí,com exceção de gigantes barreiras marítimas.
    Suzane Souza - 61

    ResponderExcluir
  8. 1- 26 de dezembro de 2004
    2- Um tremor submarino de magnitude 9,3
    3- causando a morte de 220 mil pessoas
    4- tsunami
    5- Sudeste Asiático,em costas de uma dezena de países do Sudeste Asiático
    6- A região vai a pouco e pouco recuperando da pior catástrofe natural de sempre

    Guilherme Ferreira Campos. Turma 62

    ResponderExcluir
  9. Um dos tsunamis ocorridos no mundo foi o Sismo e o Sismo Sendai que correu as 5:56 (14:56:23h do horário local).no dia 11 de Março de 20 no japao 11.nessa tragédia houve 13.333 mortes confirmadas e 16.000 desaparecidos.o sismo causou danos substanciais ao Japão ,incuindo a destruimento de rodovias e linhas ferroviárias ,assim como incêndios em várias regiões e o rompimento de uma barragem .

    Outro tsunami que ocorreu no mundo foi o Sismo do Chile ,que aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2010 no chile .nessa tragédia houve 723 mortes e muitas outras pessoa foram registrados como desaparecidos.


    Júlia zoffoli caçador.Turma 61

    ResponderExcluir
  10. No Brasil não ocorrem tsunamis porque os tsunamis ocorrem quando as placas tectônicas que flutuam sobre o magma da terra de chocam e como o Brasil não fica na fronteira de nenhuma das placas tectonicas não é possível ocorrer um tsunami no brasil

    Júlia zoffoli caçador.Turma 61

    ResponderExcluir
  11. 26 de Dezembro de 2004
    SUDESTE ASIÁTICO

    Uma gigantesca onda atingiu Phuket, na Tailândia logo de manhã e teve como causa o sismo submarino ao largo de Sumatra, com magnitude de 9,1 na escala Richter. Só na província indonésia de Aceh, o nível da água chegou a subir de 30 metros, morreram 168 mil pessoas. O maremoto propagou-se por centenas de quilômetros, até as Maldivas e Somália, totalizando 226 mil pessoas mortas em 13 países por onde passou, com a potência de 23 mil bombas atômicas, arrasou milhares de quilômetros de costa no sudeste asiático. Este fato mudou o eixo da Terra em aproximadamente 8 cm ou 3" (estimada em 2,7 miliarcsegundos).
    Hoje a cidade virou um vilarejo fantasma, as salas de aula estão vazias, assim como as casas.


    17 de Julho de 2006
    INDONÉSIA

    Um sismo submarino com 7,7 na escala Richter provocou um tsunami na costa de Java, causando 654 mortos nesta ilha da Indonésia. A onda atingiu 177 km de costa e destruindo tudo; 40 mil pessoas ficaram sem casa.
    Hoje, dez anos depois do desastre, a vila está se recuperando. Uma combinação de repatriados, novos residentes e uma explosão na taxa de natalidade fez com que a população some hoje 130 pessoas. Eles vivem em casas construídas recentemente, afastadas da costa.


    2 de Abril de 2007
    ILHAS SALOMÃO

    Um sismo submarino, de magnitude 8, matou 52 pessoas ao largo das Ilhas Salomão (sul do Pacífico). Ondas de 5 metros de altura apagaram do mapa 13 aldeias, 5400 pessoas ficaram sem casa.


    29 de Setembro de 2009
    SAMOA

    As ilhas Samoa, Tonga e as Samoas Americanas, foram atingidas por um terremoto de magnitude 8 na escala Richter. Morreram 190 pessoas. Ondas de 6 metros arrasaram tudo rapidamente. Os habitantes apenas tiveram 10 minutos para fugir, apesar do alerta desencadeado pelo Havai.

    PEDRO HENRIQUE M. GOLDSTEIN - TURMA 61

    ResponderExcluir
  12. 27 de Fevereiro de 2010
    CHILE

    Um sismo de 8,8 seguido de um tsunami, atingiu o Chile e fez 555 mortos. A maioria morreu no tsunami. Houve alterações no eixo terrestre, deve ter encurtado a duração de cada dia na Terra, segundo cálculos da NASA, a alteração preliminar era de cerca de 1,26 microssegundos. (Um microssegundo equivale a um milionésimo de segundo.) O sismo ocorreu ao longo da fronteira entre a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana, as quais convergem a uma taxa de aproximadamente 8 cm por ano, tendo sido causado por um movimento de subducção da primeira sob a segunda.
    E sempre feita sempre simulação foi feita mais de dois anos depois do terremoto de 8,8 graus e um posterior tsunami que arrasou o litoral do centro e do sul do país em 27 de fevereiro de 2010, deixando mais de 500 mortos e perdas de mais de 30 bilhões de dólares.


    25 de Outubro de 2010
    INDONÉSIA

    Um tsunami provocado por um sismo de grau 7,7 na escala Richter matou 400 pessoas no arquipélago das Mentawai, ao largo de Sumatra, na Indonésia. As ondas de três metros foram desencadeadas por um sismo submarino situado na mesma falha que causou o devastador maremoto de 2004.
    Uma década depois da catástrofe, a destruição é praticamente imperceptível. Foram construídas novas estradas e casas; inclusive em maior quantidade do que as que foram destruídas. Houve mudanças melhores nas condições de vida, saúde, economia e educação.


    11 de Março de 2011
    JAPÃO

    Um tsunami com ondas de 10 a 12 metros, posterior ao sismo de 9 graus na escala Richter, devastou grande parte do nordeste do Japão, invadindo até 5 km de toda costa destruindo tudo no seu caminho, submergindo grande parte da orla litoral na região de Tohoku, o solo nesta região afundou permanentemente 1m e 20cm em todo o litoral; milhares de casas nas zonas rurais e construções antigas foram arrastadas pelas águas nas cidades de Sendai e Ishiomaki; o aeroporto de Sendai não escapou à onda gigantesca, que submergiu totalmente a pista das aeronaves, obrigando os passageiros a refugiarem-se no telhado dos edifícios. As águas destruíram ainda a base naval de Mitsushima, arrastando no seu caminho carros e barcos. Um estimativa de 20.000 mortos em todo o Japão.
    Depois da violência da água foi o fogo que prosseguiu a devastação. Mais de 80 incêndios foram vistos nas áreas afetadas, incluindo uma refinaria nos arredores da capital e vazamento radioativo na Usina Nuclear Fukushima 1.
    Este fato mudou outra vez (que se sabe...) o eixo da Terra entre 10 e 25 cm (só saberemos as consequências disto com o passar do tempo...).
    Hoje a cidade pesqueira perdeu 3,5 % dos seus 17,4 mil moradores no tsunami e quase todas as construções. A maioria das antigas zonas residenciais não receberá mais moradores por estarem próximas ao nível do mar. Atualmente há 5.500 desalojados em casas temporárias.




    Por que no Brasil não ocorre Tsunamis?

    No Brasil, as chances de um tsunami são praticamente inexistentes, O país fica no interior de uma placa tectônica bem antiga. Todos os registros de tremor ou movimento das bordas das placas que chegam ao nosso continente são muito fracos, o que elimina o risco. E, além disso, o oceano Atlântico não tem registros de terremotos da mesma magnitude que o Índico.
    Além disso, as placas que recobrem o planeta se movem em velocidades diferentes e aquela sobre a qual o Brasil está se move com uma velocidade muito menor do que as da Ásia e da Oceania. Por ano, as placas do oceano Atlântico sofrem uma separação de 2 centímetros, enquanto naquelas regiões são 8 centímetros. Por isso, não há chance de eventos agressivos aqui.

    PEDRO HENRIQUE M. GOLDSTEIN - TURMA 61

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

Trabalho - 5º ano