REVISÃO - 6º ANO

DATA DA AVALIAÇÃO: 22/03/2013
  • GALAXIAS: São conjuntos de estrelas, planetas, nuvens de gases, poeira e outros astros. A galaxia onde está localizada a Terra é aVia Láctea, que é formada por 100 bilhões de estrelas, sendo o Sol uma delas.
  • SOL: O Sol está em uma distância ideal da Terra, para que exista vida em nosso planeta. Devido à proximidade do Sol, durante o dia não conseguimos ver o brilho das outras estrelas que estão mais distantes da Terra, mas na verdade o Sol não é a estrela mais brilhante.. Durante a noite, a lua reflete a luz solar, fazendo com que aparentemente a luz tenha brilho próprio,mas na verdade, ela é iluminada pelo Sol. O Sol emite luze calor,devido as constantes explosões que ocorrem na sua composição que é de gás hélio e hidrogênio.
  • CONSTELAÇÕES: São agrupamentos aparentes entre as estrelas. Na verdade as estrelas estão bem distantes umas das outras.
  • ESTRELAS: são astros de formaaproximadamente esféria queliberamluz ecalor. Talvez, devido à enorme distãncia da Terra, uma estrela que vemos hoje,não exista mais, é somente a sua luz que esta chegando para nós depois de alguns anos.
  • SISTEMA SOLAR: Formado por oito planetas, sendo que quatro são rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e quatro são gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e o menor de todos e Júpiter é o maior de todos.
  • GEOCENTRISMO: Essa teoria, afirmavaque a Terra era o centro do universo.
  • HELIOCENTRISMO: Essa teoria, afirmava que o Sol era o centro do universo. Hoje, sabe-se que nenhuma das duas teorias são aceitas, pois é impossível determinar o centro do universo. O  Sol é o centro do Sistema Solar. 
  • MOVIMENTOS DA TERRA: Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.

    Rotação

    O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas (Figura 1, abaixo). Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.
    Vale lembrar que, durante o ano, a iluminação do Sol não é igual em todos os lugares da Terra, pois o eixo imaginário, em torno do qual a Terra faz a sua rotação, tem uma inclinação de 23o 27, em relação ao plano da órbita terrestre.
    O movimento aparente do Sol - ou seja, o deslocamento do disco solar tal como observado a partir da superfície - ocorre do leste para o oeste. É por isso que, há milhares de anos, o Sol serve como referência de posição: a direção onde ele aparece pela manhã é o leste ou nascente - e a direção onde ele desaparece no final da tarde é o oeste ou poente.

    Translação

    Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho - ou órbita - que tem a forma de uma elipse.
    A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos.
    Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado "ano". O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.
    • Figura 1

    Estações do ano

    As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície terrestre, toma-se como ponto de referência a linha do Equador.
    As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul).
    Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Da mesma maneira, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em função da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo.
    Durante o inverno, as noites são tanto mais longas quanto mais o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas diminuírem. Já durante o verão, os dias são tanto mais longos quanto mais o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Por isso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.
  •  
     

Comentários

  1. Me ajudou bastante para estudar para a prova....

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou bastante agora sei mais um pouco para a prova!
    Ana Clara Cavalaro Zamboni.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Trabalho - 5º ano