Desafio - 7° ano

07/02/2013 12h20- Atualizado em 08/02/2013 13h27

Nova espécie de mosca é encontrada por pesquisadores na Amazônia

Drosophila caxiuana foi descoberta na Flona de Caxiuanã, no Pará.
Cientistas acreditam que ainda há novas espécies a serem encontradas.


Nova espécie de mosca é encontrada na Amazônia. (Foto: Divulgação)Nova espécie de mosca foi encontrada na Amazônia.
(Foto: Divulgação)
Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e das universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e do Pará (UFPA) encontram uma nova espécie de mosca na porção oriental da Amazônia. Os pesquisadores Marco Gottschalk, Marlúcia Martins, Hermes Medeiros e Catarina Praxedes descrevem a nova espécie no artigo “A new Amazonian species from the Drosophila annulimana species group”, publicado em dezembro do ano passado na Revista Brasileira de Entomologia.

A nova espécie denominada de Drosophila caxiuana foi encontrada na Floresta Nacional de Caxiuanã e, por enquanto, só foi registrada no Rio Cacuajo, em Caxiuanã, próximo ao município de Melgaço, na região paraense da Ilha do Marajó. Atualmente são conhecidas 16 espécies deste grupo distintas na Amazônia, mas os pesquisadores estimam que ainda existam novas espécies a serem descobertas, pois este é um grupo de ocorrência rara nas amostras de drosfilideos.

Os espécimes estudados foram depositados na coleção científica do Museu Paraense Emílio Goeldi, que mantém uma Estação Científica na Flona de Caxiuanã.

A pesquisa teve o apoio do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) Núcleo Amazônia Oriental, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/02/nova-especie-de-mosca-e-encontrada-por-pesquisadores-na-amazonia.html


Você observou algum erro na reportagem acima? Encontre, explique e corrija.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Trabalho - 5º ano