6º ano - LEIA E RESPONDA (RESPOSTAS NOS COMENTÁRIOS) - NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME E A TURMA!

Imagine-se no ano de 7377 d.C. Imagine ainda que nessa época, já tenha sido descoberta vida em outros planetas do Sistema Solar. Imagine também que as viagens espaciais são tão comuns que existe até um programa de intercâmbio entre estudantes de vários planetas. Agora leia a carta a seguir, escrita por um extraterrestre convidando-o para visitá-lo no aniversário dele.

Caro Terráqueo

Sou Zaeter, habitante de um planeta do Sistema Solar. 
Meu planeta tem o céu rosado, a superfície avermelhada e composta principalmente de ferrugem. Os ventos são muito fortes e de vez em quando surgem gigantescas tempestades de areia que podem durar meses.
O clima aqui varia muito. No verão, a temperatura chega perto de 20°C e no inverno pode chegar a 140° abaixo de zero. O ano aqui dura o equivalente a quase dois anos terrestres. Meu aniversário será em breve e gostaria que você viesse me visitar, mas traga sua própria água. Aqui não temos água líquida e o gelo que está nos polos é feito de gás carbônico.  A atmosfera do meu planeta é composta quase inteiramente desse gás. Por isso, traga um tanque de oxigênio também.
Meu planeta tem muitos  vales, crateras e montanhas enormes. Vou levar você para conhecer o Monte Olimpo, o maior vulcão do Sistema Solar. Não se preocupe, porque esse vulcão está inativo há muito tempo. Depois vamos observar Fobos e Deimos, as duas luas do meu planeta.
Nunca fui à Terra e tenho muita curiosidade de conhecer as condições existentes para viver nela. É verdade que  no seu planeta existem rios e florestas?  

Saudações,

Zaeter

a) Em que planeta vive Zaeter? (Caso não saiba a resposta, pesquise no Google, de acordo com as características dadas por Zaeter)

b) Zaeter diz em sua carta que, em seu planeta, o ano tem quase o dobro do tempo de um ano terrestre. Suponha que você não possa comparecer ao aniversário de Zaeter. Quanto tempo, em anos terrestres, você terá que esperar até o próximo aniversário?

c) Responda à carta de Zaeter contando como é a Terra. Inclua em sua carta os itens abaixo:

  •  Os lugares que você gostaria que ele conhecesse.
  • A duração dos dias e ano terrestres.
  • Lembre-se que você está no ano 7377 d.C. Se quiser, coloque na carta alguma ideia ou invento impensável para os dias atuais.
        

Comentários

  1. Oi Tia Pri, eu sou da sua turma VIP. Quero atenção especial, viu?

    ResponderExcluir
  2. a)Marte
    b)vou esperar 730 dias
    c) meu nome é Iasnyn moro em um planeta chamado terra a duração dos anos terrestres é a metade dai você tem que conhecer as praias do Rio de Janeiro são lindas e ótimas de nadar visite também o shop ping são muito legais venha se divertir conosco esse planeta contem o sol a medida exata para os seres humanos viverem ele também tem gás oxigênio que serve para nós respirarmos aqui na terra tem vários lagos rios oceanos etc.mas tem um único problema a poluição que está fazendo nossa linda terra ficar doente mas para a solução desse problema bolei uma idéia que é construir uma super ultra mega maquina que tira toda a poluição do ar mas pensei só isso não vai ajudar o terráqueos tem que ajudar.
    Beijos Zaeter

    ResponderExcluir
  3. Luiza Damasceno21 março, 2012 10:55

    a)Zater mora em Marte.
    b)2 Anos
    c)Querido Zater,moro no Planeta Terra aqui é muito legal gostaria que voce conhessece as praias e cidades como o Rio de janeiro e suas grandes maravilhas .Aqui o ano dura 365 dias e cada dia 24 horas.Estamos em 2012 e muita tecnologia já inventada e muito mais esta por vir. Luiza.

    ResponderExcluir
  4. Raquel C. Martins21 março, 2012 13:59

    a) Zaeter vive em Marte.

    b) Eu teria que esperar 2 anos

    c) Querido Zaeter,aqui na Terra a surpefície tem várias cores,o céu de dia é azul e a noite é bem escuro....O clima aqui é bem variado nunca tem uma temperatura certa.
    O ano aqui tem aproximadamente 365 dias,não precisa se preocupar com água pois aqui nós temos bastante....Quando vc viesse aqui gostaria de te mostrar os nossos maravilhos oceanos,nossas famosas praias e florestas.
    Estou ansiosa para poder te ver,

    Saudações,

    Raquel

    ResponderExcluir
  5. a)Marte.
    b)Mais 2 anos.
    c)Planeta Terra, 22 de março de 7377.

    Querido Zaeter,
    sou habitante do planeta Terra e gostaria de te convidar para passar suas férias aqui.Temos lugares maravilhosos para você conhecer. Muitas praias, muitos rios e muitas florestas sim.
    O nosso ano terrestre tem 365 dias.Temos quatros estações do ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera. Existem lugares que são bastante frios e outros que são bem quentes.
    Temos muitos animais aqui na Terra. Belíssimos! Nossa fauna é maravilhosa.
    Vou levar você para conhecer o nosso litoral. Você ficará encantado com tanta beleza! Os terráquios também são muito belos. As pessoas da Terra são acolhedoras e gentis.
    Venha com muita disposição para passear, pois terá muito o que conhecer, a Terra é um planeta bem grande e cheio de surpresas.
    Nós também somos grandes inventores. Você terá a oportunidade de conhecer muitas coisas interessantes. Somos muito inteligentes! Sabemos aproveitar essa inteligência para fazer com que a nossa vida fique bem mais prática.
    Estou ansiosa esperando sua visita.
    Abraços,
    Maura. Turma 62

    ResponderExcluir
  6. é marte na mina apostila tava perguntando sobre essa carta

    ResponderExcluir
  7. marte
    2 anos

    querido zater

    ``sou habitante do planeta Terra e gostaria de te convidar para passar suas férias aqui.Temos lugares maravilhosos para você conhecer. Muitas praias, muitos rios e muitas florestas sim.
    O nosso ano terrestre tem 365 dias.Temos quatros estações do ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera. Existem lugares que são bastante frios e outros que são bem quentes.
    Temos muitos animais aqui na Terra. Belíssimos! Nossa fauna é maravilhosa.
    Vou levar você para conhecer o nosso litoral. Você ficará encantado com tanta beleza! Os terráquios também são muito belos. As pessoas da Terra são acolhedoras e gentis.
    Venha com muita disposição para passear, pois terá muito o que conhecer, a Terra é um planeta bem grande e cheio de surpresas.
    Nós também somos grandes inventores. Você terá a oportunidade de conhecer muitas coisas interessantes. Somos muito inteligentes! Sabemos aproveitar essa inteligência para fazer com que a nossa vida fique bem mais prática temos lindos parques. temos muitos paises alguns sao muitos ricos e outro nao paises q criam telescopio para mandar ao espaço gostaria q vinhece ia se divertir muito.´´

    atenciosamente eu sua amiga bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Trabalho - 5º ano