REVISÃO - 6º ANO - AVALIAÇÃO - 30/03/2012

1. POR QUE O SOL POSSUI LUZ PRÓPRIA?
O Sol possui luz própria, porque em sua superfície ocorrem grandes explosões que emitem luz e calor.
2. A LUA É O SATÉLITE NATURAL DA TERRA. ELA POSSUI LUZ PRÓPRIA?
A lua não possui luz própria. A luz que vemos sendo refletida na Lua é da  luz solar.
3. EXPLIQUE COMO OCORRE AS ESTAÇÕES DO ANO.
As estações do ano acontecem por causa da inclinacão do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento dá-se o nome de movimento de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.
Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. Elas são a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno.
3. EXPLIQUE POR  QUE EXISTE O ANO BISSEXTO.
Ano bissexto é aquele que possui um dia a mais que os anos normais. Tal diferenciação foi criada em 238 a.C. no Egito, mais especificamente em Alexandria quando acrescentaram um dia a mais no calendário, mas somente foi adotado em 45 a.C., em Roma, através do imperador Júlio César. O objetivo da criação do ano bissexto é alinhar o calendário atualmente utilizado com o ano solar, ou seja, com o movimento de translação, onde a Terra gira em torno do Sol.
Enquanto o calendário atual se finda em 365 dias, o calendário solar termina em 365 dias e 6 horas, o que faz com que haja um desarranjo que necessita de adaptação para funcionar em harmonia. Dessa forma, a cada quatro anos o mês de fevereiro ganha um dia a mais para compensar tal desarranjo.

4. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DA TERRA?
A Terra, nosso planeta, possui dois importantes movimentos:
- A Rotação, onde ela gira ao redor de si mesma, e, tem como conseqüência a origem do dia e da noite, pois esse movimento dura 24horas;
- A Translação, é o movimento que a terra realiza em torno do Sol, tem a duração de 365 dias e tem como conseqüência as estações do ano.


5. CARACTERIZE AS CAMADAS INTERNAS DA TERRA:

Crosta – É uma camada fina que cobre o planeta, composta de basalto, nos oceanos, e de granito, nos continentes. A vida se desenvolve na superfície dessa camada.

Manto – É uma camada constituída por minerais ricos em silício, ferro e magnésio.

Núcleo – É a camada mais profunda, é provavelmente constituída de minério de ferro e um pouco de níquel. Sua temperatura e pressão são altíssimas, 5.000ºC, apresenta um diâmetro médio de 6.500 quilômetros.


6. Quais são os planetas do Sistema Solar. Caracterize cada um.
 Os planetas terrestres são os quatro planetas mais interiores no sistema solar, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. São denominados de terrestres, porque têm uma superfície compacta rochosa tal como a Terra. Os planetas Vênus, Terra e Marte têm atmosferas significativas enquanto Mercúrio a tem quase nula..
Júpiter, Saturno, Urano, e Netuno são conhecidos por planetas Jupiterianos, ou Jovianos (semelhantes a Júpiter, ou Jove), porque são todos gigantescos comparados com a Terra, e têm uma natureza gasosa tal como Júpiter. Os planetas Jovianos também são referidos como os gigantes gasosos, apesar de alguns ou todos poderem possuir pequenos núcleos sólidos.

7. POR QUE NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE A TERRA É UMA ESFERA SÓLIDA?
A Terra se parece com uma esfera, ligeiramente achatada nos polos. Essa forma recebe o nome de geóide. A Terra também possui uma camada líquida, gasoso e sólida. 
8. POR QUE NOBRASIL NÃO OCORREM TSUNAMIS E TERREMOTOS?
O Brasil está situado bem no meio de uma das grandes placas tectônicas, de modo que fica longe das zonas de TERREMOTOS (onde as placas mergulham umas sob as outras). Ou seja, os efeitos de terremotos ocorridos nesses lugares são pouco percebidos por aqui.

9. EXPLIQUE AS TEORIAS: GEOCENTRISMO E HELIOCENTRISMO.
A teoria do geocentrismo defendia quea Terra erao centro do universo e todos os planetas e oSol giravem em torno do nosso planeta. Já a teoria heliocêntrica afirma que o Sol é o centro do universo e os planetas giram em torno dele.

10. O NOSSO PLANETA É DIVIDIDO EM LITOSFERA, HIDROSFERA E ATMOSFERA. DIFERENCIE ESSAS CAMADAS.

Estrutura externa

É formada por: litosfera, hidrosfera e atmosfera.

Litosfera

A litosfera ou crosta terrestre, a parte consolidada da Terra, é formada por rochas e minerais. É todo estrato e substrato rochoso, que constitui o relevo submarino e os continentes e ilhas.

Hidrosfera

A hidrosfera é formada pelas águas oceânicas e águas continentais, incluindo os lençóis subterrâneos e o vapor aquoso da atmosfera.

Atmosfera

A atmosfera é a camada de ar ou envoltório gasoso que cobre a Terra.







Comentários

  1. -_-" ja sabia disso faz um tempao e tb to no 6 ano
    agora to aprendendo palavras esquisitonas que na publica aprende no 2 grao

    ResponderExcluir
  2. Vai ajudar muito é super intereçante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Trabalho - 5º ano