REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO - 6º ANO

- CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS:

  • MASSA: é a quantidade de um determinado material. Para se conhecer a massa, precisamos utilizar  uma balança. Um mesmo material pode ter diferentes massas, dependendo da quantidade analisada e materiais diferentes pode ter a mesma massa: um quilo de algodão tem a mesma massa que um quilo de aço. A unidade de medida utilizada para expressar a massa de um material é  quilograma (Kg) ou grama (g).
  • VOLUME: é a medida do espaço ocupado por um material. Para medir pequenos volumes, utilizamos o copo graduado. Diferentes quantidades de um mesmo material ocupam volumes diferentes -  1 L de água e 100 mL de água. O maior volume é 1L de água. Quantidades diferentes de material diferente podem ocupar o mesmo volume: 1L de leite e 1 litro de água, ocupam o mesmo volume e o mesmo espaço. Quantidades iguais e materiais diferentes, podem ocupar o mesmo volume: 1 Kg de algodão e 1Kg de chumbo - o algodão ocupa um maior volume.
  • Ao colocarmos uma garrafa de vidro, cheia de água no ongelador, ocorre a mudança de fase da água, do líquido para o sólido. Nessa mudança de fase, ocorre o aumento do volume da água, fazendo com que a garrafa quebre.
  • Assim como os sólidos, os líquidos também sofrem dilatação com a variação de temperatura. Como os líquidos não têm forma própria, só se leva em consideração a dilatação volumétrica. Em geral, os líquidos aumentam de volume quando aquecidos e diminuem quando esfriados. Mas, com a água, o processo de dilatação é um pouco diferente. Ao ser esfriada, ela diminui de volume como os outros líquidos, mas só até 4 °C. Se a temperatura continuar caindo, para baixo de 4°C, o volume da água começa a aumentar. Inversamente, se for aquecida de 0°C a 4°C, a água diminui de volume, mas, a partir de 4°C, ela começa a se dilatar. É por essa razão que uma garrafa cheia de água e fechada estoura no congelador: de 4°C até 0°C, a água tem seu volume aumentado, enquanto a garrafa de vidro ou plástico diminui de volume.
  • Toda matéria é constituída de pequenas partículas e, dependendo do maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
    As pedras, o gelo e a madeira são exemplos de matéria no estado sólido. A água, o leite, a gasolina e o mel estão no estado líquido. Já o gás hidrogênio, o gás oxigênio e o gás carbônico estão no estado gasoso.
    Cada um dos três estados de agregação apresenta características próprias - como o volume, a densidade e a forma - que podem ser alteradas pela variação de temperatura (aquecimento ou resfriamento).

  • A matéria no estado sólido apresenta forma e volume constantes. Assim, se deixarmos um bloco de ferro sobre uma mesa, sua forma permanecerá a mesma.
    As moléculas que formam os corpos estão sujeitas a forças de atração, conhecidas como forças de coesão. No estado sólido, as moléculas estão próximas uma das outras. Conseqüentemente, as forças de coesão são grandes, e as moléculas se movimentam pouco. Forças de coesão grande são responsáveis pela forma definida dos sólidos. Cada material sólido apresenta uma série de características específicas. Dentre elas destacam-se a elasticidade, a flexibilidade, a resistência e a transparência.



  • A matéria no estado líquido mantém seu volume constante. Sua forma, porém, não é constante, correspondendo àquela do recipiente que a contém.
    No estado líquido, as moléculas estão mais distantes. Ficando mais soltas, as moléculas apresentam maior mobilidade, o que confere aos líquidos a propriedade de assumir forma do recipiente que os contém.
     
  • No estado gasoso, a matéria não apresenta nem volume nem foma constantes. Como nos gases a distância entre as moléculas é muito grande, fracas, e elas têm grande mobilidade.
    Quando liberamos um gás que estava preso em um frasco, ele se espalha pelo ambiente. Podemos verificar esse fato com facilidade se pensarmos no vapor exalado pelos perfumes. Embora sejam líquidos, eles evaporam muito rapidamente. Experimente abrir um frasco de perfume e afastar-se alguns metros. Você logo sentirá seu cheiro, o que mostra que parte dele evaporou e se espalhou pelo ambiente.
<><> <>
Transformações Físicas e Químicas da Matéria
A matéria que nos rodeia está em constante mudança, sofrendo inúmeras transformações. Um copo que parte, uma floresta que arde, o gelo das calotas polares que funde, tudo isto são exemplos de transformações que ocorrem todos os dias.
Podemos assim distinguir dois tipos de Transformações, as Transformações Físicas e as Transformações Químicas.
Transformações Físicas
As transformações físicas da matéria ocorrem quando há mudança de estado físico de um determinado material, ou uma dissolução de um soluto num solvente. Neste tipo de transformação, não há formação de novas substâncias.
São exemplos de Transformações Físicas:
- a mudança de estado físico de um corpo, como por exemplo a água, que entra em ebulição aos 100 ºC
- Um vidro que se parte
- Um soluto que se dissolve num solvente
Transformações Químicas
As Transformações Químicas ocorrem sempre que há formação de novos materiais, ou seja, a partir dos materiais iniciais formam-se outros materiais diferentes.
Ocorre uma transformação química quando:
- se forma um sólido de cor diferente;
- há mudança de cor da solução;
- se forma um gás;
- há variação de temperatura;
- as substâncias iniciais desaparecem;
- se origina um cheiro característico.
São exemplos de Transformações Químicas;
- a Respiração Celular que ocorre nos seres vivos
- a Fotossíntese realizada pelas plantas
- cozinhar os alimentos
- o fogo de artifício

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Trabalho - 5º ano