Continuação da Revisão - 7º ano

- CEFALÓPODES:

  • São animais exclusivamente marinhos.
  • Exemplos: lula e polvo.
  • Apresentam, além da rádula, um par de mandíbulas.
  • Seus tentáculos possuem ventosas, que são utilizados na captura de suas presas.
  • São dotados de uma glândula produtora de tinta escura, que pode ser esguichada para turvar a água e assim prejudicar a visão de seus eventuais predadores.
  • Os polvos possuem oite tentáculos e as lulas possuem dez.
  • Quando se aventura fora do esconderijo, o polvo usa diferentes métodos para se locomover. O método preferido de locomoção para muitos polvos é um tipo de caminhada. Fileiras de ventosas na parte de baixo de cada tentáculo permitem que o polvo se mova ao longo do solo do oceano. Como seus tentáculos são altamente sensíveis - cada ventosa tem até 10 mil neurônios - o polvo pode aprender muito sobre as redondezas e pode até encontrar casualmente um alimento saboroso. Mas o polvo pode nadar a velocidades muito mais altas, se necessário. Quando ele quer fazer uma fuga rápida, ele capta água para dentro de seu manto e depois ele o fecha para prender a água. Em seguida ele expele a água armazenada vigorosamente através do funil, o que o propulsiona na direção oposta em velocidades de até 40 km/h. Usando esse método (muito parecido com encher um balão com ar e depois deixá-lo voar), o polvo pode mudar sua direção apontando seu funil para um caminho diferente.
- Filo dos Anelídeos:

  • Apresentam o corpo cilíndrico dividido em vários segmentos ou anéis.
  • Exemplos: minhocas, sanguessugas e minhoca marinha.
  • Classificação dos anelídeos se dá de acordo com a presença de cerdas:

  • Poliquetas: do latim "muitas cerdas". Representante: nereis (minhoca marinha). São indivíduos quase exclusivamente marinhos e que se reproduzem assexuadamente (por brotamento ou fragmentação - lentamente).

    Oligoquetas: latim para "poucas cerdas". Representante: minhoca
    Os indivíduos desse grupo têm poucas cerdas espalhadas pelo corpo, que auxiliam na sua movimentação. São, por via de regra, organismos detritívoros, produtores de húmus (mistura de matéria orgânica com compostos Nitrogenados) e aeradores do solo. Possuem células fotorreceptoras, por isso as minhocas tentam se esconder da claridade.

    Hirudinea: Representante: sanguessuga
    Indivíduos sem cerdas ("aquetos"), que movimentam/fixam-se através de duas ventosas que possuem em sua parte ventral. São parasitas de animais vertebrados. Algumas espécies são usadas na medicina por sugar/evitar a coagulação/infecção do sangue em feridas/hemorragias de pacientes. São chamados de ectoparasitas hematófagos (se alimentam de sangue).
 Reprodução
 
Assexuada nos poliquetos e sexuada nos demais: a maioria das espécies é monóica (hermafrodita), mas existem espécies dióicas; a fecundação ocorre, geralmente, fora do corpo dos anelídeos e o desenvolvimento é, na grande maioria, direto (sem fase larval).
 
 
  • As minhocas unem seus clitelos, trocando espermatozóides. Forma-se um casulo na parte exterior da minhoca, onde ela deposita os óvulos, que amadurecem. Com o movimentos do corpo, ela faz com que o casulo passe pelo corpo e encontre os espermatozóides, que fecundam (externamente) os óvulos, virando ovos que, por sua vez, viram minhocas jovens se libertam do casulo.
  • Sistema Respiratório
  • Responsável pela entrada de O2 e saída de CO2. Nos Hirudíneos e Oligoquetos, o sistema respiratório é cutâneo, através da pele, o que os obriga a viver em meio úmido (em meio "seco", a pele ressecaria e os poros respiratórios ressecariam, causando "asfixia"). Nos Poliquetos, que são marinhos, a respiração é por meio das brânquias.
    AÍ ESTÁ, FINALMENTE O RESUMO PARA A PROVA! MAS NÃO DEIXEM DE ESTUDAR PELO LIVRO E CADERNO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Trabalho - 5º ano