Materiais condutores e isolantes

Isolantes e condutores térmicos

Os materiais serão bons condutores ou isolantes térmicos dependendo da força de ligação de seus constituintes. Normalmente os metais são bons condutores térmicos porque seus constituintes mais elementares, que são as cargas negativas dos átomos ou elétrons, estão fracamente ligados na estrutura do material. Isso possibilita que ele se movimente livremente e sofra várias colisões com os demais constituintes, que é uma das formas de transmitir o calor.

Por outro lado, materiais cujos constituintes estão fortemente presos na estrutura são maus condutores de calor e normalmente chamados de isolantes térmicos. São exemplos de isolantes térmicos a madeira, lã, ar, vidro, papel, neoprene e isopor.

Aplicações de isolantes e condutores térmicos

As aplicações dos isolantes e condutores térmicos são muitas.
Os condutores térmicos são usados na produção de panelas, grelhas, espetos de churrasco, aquecedores de toalhas, ferros de passar roupas, chapinhas para alisar cabelos, entre outros.
Os materiais isolantes têm sido usados nas construções de forma a diminuir o consumo de energia usada tanto no resfriamento nos dias quentes de verão, quanto no aquecimento nos dias frios de inverno.
O isolamento térmico das construções pode ser feito com paredes duplas com ar, isopor, água ou vácuo entre elas. O vácuo entre paredes é usado na construção de garrafas térmicas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

Trabalho - 5º ano