Revisão - 7º ano

1) Para viver no ambiente aquático, os peixes contam com uma série de importantes adaptações. No que diz respeito à respiração, marque a alternativa que indica o nome da estrutura responsável por captar oxigênio nos peixes.
a) pulmão.
b) pele.
c) escamas.
d) brânquias.
2) Nos peixes, existe uma série de adaptações que permite a sobrevivência no ambiente aquático. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome da estrutura responsável pela captação dos movimentos na água pelos peixes.
a) Nadadeiras.
b) Bexiga natatória.
c) Escamas.
d) Linha lateral.
3) A bexiga natatória é uma estrutura encontrada em peixes ósseos que se assemelha a um balão no interior do corpo desses animais. Marque a alternativa abaixo que apresenta a função desse órgão.
a) Impulsionar o peixe.
b) Captar a movimentação da água.
c) Ajudar a vencer o atrito com a água.
d) Flutuabilidade.
4) Todas as estruturas abaixo constituem adaptações no corpo do peixe e auxiliam-no em sua movimentação, exceto:
a) Formato hidrodinâmico.
b) Nadadeira.
c) Bexiga natatória.
d) Linha lateral.
5) Os peixes constituem um grupo numeroso de vertebrados que ocupam os ambientes aquáticos do planeta. Sobre esses organismos, marque a alternativa correta:
a) Os peixes possuem sistema digestório incompleto.
b) Os peixes podem ser classificados em agnatos, cartilaginosos e ósseos.
c) O sistema circulatório dos peixes é fechado e apresenta um coração com três cavidades.
d) A respiração dos peixes é do tipo pulmonar.
6) Os peixes possuem estruturas localizadas lateralmente que captam os movimentos que ocorrem na água. Essa importante função, que protege esses animais contra predadores, é desempenhada pela:
a) ampola de Lorenzini.
b) bexiga natatória.
c) linha lateral.
d) nadadeira.
7) A reprodução dos peixes varia de um grupo para outro. Em alguns, é possível observar o surgimento de larvas (desenvolvimento indireto) e, em outros, não (desenvolvimento direto). Analise as alternativas a seguir e marque o nome dado à forma que sucede a fase larval dos peixes:
a) Trocófora.
b) Girino.
c) Alevino.
d) Lagarta.
8) Qual dos grupos que seguem apresenta somente peixes cartilaginosos?
a) tubarão, salmão e truta;
b) raia, bacalhau e linguado;
c) cação, tubarão,  e piranha;
d) tubarão, cação,  e raia.

9) 
Os peixes representam a maior classe em número de espécies conhecidas entre os vertebrados. Acredita-se que os peixes tenham surgido por volta de 45 milhões de anos atrás. Identifique a alternativa correta:
a)    Tubarões e raias possuem esqueleto ósseo.
b)    A maioria dos peixes respira por pulmões.
c)    Os peixes não possuem sistema circulatório.
d)    As brânquias absorvem o oxigênio dissolvido na água e eliminam o gás carbônico do sangue dos peixes.
10) Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios = vida), foi dado em razão da maioria de seus representantes possuírem a fase larval aquática e de respiração branquial (girinos) e uma fase adulta, de respiração pulmonar e cutânea, que habita o meio terrestre úmido. Quais são as características (adaptações) que ajudaram os primeiros anfíbios a se deslocar e respirar fora da água?
a)    A presença de nadadeiras e temperatura corporal constante.
b)    A presença de pulmões e patas
c)    Respiração pulmonar e presença de esqueleto interno.
d)    A reprodução com fecundação interna e independente da água.
                                 
11) Assinale a alternativa correta sobre as adaptações dos peixes que permitem que vivam na água e sejam ótimos nadadores.
a)            Formato aerodinâmico, presença de nadadeiras e respiração branquial.
b)           Presença de esqueleto externo e cauda flexível.
c)            Presença de escamas, nadadeiras e formato hidrodinâmico.
d)           Contração dos músculos, presença de nadadeiras e pulmões que inflam.

12) Uma professora resolveu aplicar uma prova prática sobre o conteúdo de peixes. Ela colocou em cada mesa um exemplar e pediu para que os alunos escrevessem em suas folhas de resposta se era um peixe ósseo ou cartilaginoso. Os alunos concluíram que se tratava de um peixe ósseo após observarem:

a) as brânquias desprotegidas, sem presença de opérculo.
b) a boca localizada na região ventral.
c) a presença de cloaca.
d) a boca localizada na região anterior.

13) 
Leia o texto abaixo e, a seguir, assinale a proposição correta:
"Um sapo sem pulmão acaba de ser descoberto na ilha de Bornéu, na Indonésia. Trata-se do primeiro caso confirmado do tipo e, segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie aquática Barbourula kalimantanensis aparentemente respira através da pele. (...) Duas populações da espécie, sobre a qual havia relatos, foram encontradas durante recente expedição dos pesquisadores. (...) De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma cobra-cega. Para os autores do estudo, a descoberta de uma rara espécie de sapo em Bornéu reforça a ideia de que pulmões sejam uma característica maleável nos anfíbios. Como a B. kalimantanensis vive em água corrente e fria, a ausência de pulmões poderia ser uma adaptação para uma combinação de fatores, como um meio com mais oxigênio, o baixo metabolismo do animal, o achatamento do corpo que aumenta a área superficial da pele e a preferência por afundar em relação a boiar."
a)    Os sapos, as salamandras, cobras-cegas e as centopeias são anfíbios.
b)    Por ter somente respiração cutânea, a B. kalimantanensis precisa manter a pele sempre úmida. Por essa razão, sua dependência de viver no meio aquático é maior do que a dos sapos que possuem pulmões.
c)     Além dos anfíbios, minhocas e os crustáceos também possuem respiração cutânea.
d)      Apesar do baixo metabolismo, a B. kalimantanensis é um animal endotérmico, como todos os anfíbios.

14)A maioria dos anfíbios abandona os ovos fecundados na água. O sapo-pipa, ao contrário dessa maioria, protege seus ovos: eles são postos sobre a pele das costas da fêmea e uma membrana os cobre completamente, até que os filhotes furem a membrana e saiam nadando. Em qual dos dois casos a produção de ovos deve ser maior?
Assinale a alternativa correta:
a)    A produção de ovos é maior nos anfíbios que protege seus ovos, pois estando em cima da fêmea, corre maior risco de perder esses ovos.
b)    A produção de ovos é maior nos anfíbios que protege seus ovos, pois a desidratação dificulta a sobrevivência dos mesmos.
c)    A produção de ovos é maior nos anfíbios, que deixam seus ovos na água, pois facilita o desenvolvimento dos mesmos.
d)    A produção de ovos é maior nos anfíbios, que deixam seus ovos na água e os abandonam, pois eles não possuem nenhuma proteção contra os predadores.

15) 
Fungo foi responsável pela extinção de anfíbios, diz estudo.
Os anfíbios em todo o mundo tiveram uma forte redução em número de suas populações nos últimos 30 anos. Um novo estudo se volta para museus para investigar os motivos desse declínio. A análise de amostras de DNA da pele de espécimes preservados em coleções feita por Tina Cheng, da Universidade do Estado de San Francisco, nos Estados Unidos, e colegas indicou um padrão e um possível culpado.
De acordo com o trabalho, que será publicado no site da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, salamandras encontradas em partes do México e da Guatemala e sapos e salamandras da região de Monteverde, na Costa Rica, começaram a desaparecer no mesmo período em que o fungo Batrachochytrium dendrobatidis foi introduzido por essas áreas.
"Os anfíbios são sobreviventes há muito tempo. Eles estão aqui há cerca de 360 milhões de anos e conseguiram resistir a quatro extinções em massa. Até há pouco os anfíbios estavam muito bem, mas algo sem precedentes e realmente preocupante tem acontecido com eles há 40 anos", disse Vance Vredenburg, do museu em Berkeley, outro autor do estudo.
Com informações da agência Fapesp
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia
Caso os anfíbios entre em extinção, os seres humanos seriam prejudicados pois:
 I – As rãs são apreciadas como alimento.
II – O veneno de muitas rãs tem sido estudado para o uso em medicamentos.
III – Os sapos capturam insetos que atacam plantações.
IV – Contribuem para o equilíbrio ecológico do planeta.
a)    Somente a I está correta.
b)    Todas estão corretas.
c)    Nenhuma está correta.
d)    II e III estão corretas.

16) 
Todos os peixes cartilaginosos são predadores, embora os filtradores também ingerem fitoplâncton. Neste caso existem projeções rígidas dos arcos branquiais, que funcionam como filtros. Grande parte da sua dieta é composta por presas vivas, embora consumam igualmente cadáveres, quando disponíveis. Qual dos grupos que seguem apresenta somente peixes ósseos?

a) piranha, sardinha e truta;
b) tubarão, cação e raia;
c) raia, piramboia e linguado;
d) cação, tubarão e piranha.

17) 
A forma de vida anfíbia, considerada bastante adaptável, vem evoluindo durante milhares de anos por sua capacidade de habitar a maior parte dos continentes do mundo, exceto a Antártida, que possui condições climáticas extremamente rigorosas para quase todo o tipo de vida. 
Assinale a alternativa correta sobre os anfíbios:
a)    Possuem pele seca e impermeável.
b)    Na fase de larva, sua respiração é cutânea; na fase adulta, é branquial.
c)    O sapo sofre metamorfose; nessa passagem, desenvolvem-se pernas no lugar de nadadeiras.
d)    Os ovos da maioria dos anfíbios têm uma casca protetora, que permite o desenvolvimento fora da água.

18) Sabendo que os vertebrados são um subfilo do filo Chordata, analise as alternativas a seguir e marque a única que mostra uma característica exclusiva dos cordados.
a) Presença de sistema digestório completo.
b) Presença de endoesqueleto.
c) Presença de respiração pulmonar.
d) Presença de coluna vertebral com crânio.

19) Os sapos, rãs e pererecas pertencem ao grupo dos anfíbios ANUROS. Sobre esses organismos, assinale a alternativa correta:
a)    As rãs não podem ser consumidas na culinária, pois são perigosamente venenosas.
b)    As pererecas são ótimas escaladoras, suas patas possuem ventosas que ajudam a se fixar nos ambientes.
c)    Os sapos são os únicos organismos que passam pela metamorfose.
d)    As rãs são herbívoras e os sapos e pererecas são carnívoras.

20) Todos os organismos listados a seguir são exemplos de animais vertebrados, exceto:
a)    Macaco
b)    Polvo
c)    Sapo
d)    Tartaruga.
21)
Que característica compartilhada por todos os peixes os auxilia a perceber o ambiente mesmo na ausência de luz?
a)    Linha lateral                c) Nadadeira caudal
b)    Opérculo                    d) Escamas

22)
Algumas características são fundamentais para ajudar na diferenciação de um peixe ósseo de um cartilaginoso. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente uma característica presente em um peixe ósseo.
a)    Brânquias expostas.
b)    Bexiga natatória.
c)     Boca ventral.
d)     Fecundação interna.

23)
A maioria dos peixes ósseos possui um desenvolvimento indireto com a presença de larvas. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa larva.
a)    Girino.
b)    Trocófora.
c)    Lampreia
d)     Alevino.
 24)
Um aluno afirmou que mesmo que a temperatura da água aumente de 4ºC para 24ºC, a temperatura do corpo do peixe não varia. Você concorda com o aluno?
Assinale a alternativa correta:
a)    Sim, os peixes são animais endotérmicos, por isso a temperatura corporal não varia.
b)    Não, os peixes são ectotérmicos, isto é, sua temperatura acompanha a temperatura do ambiente.
c)    Sim, pois seria impossível a temperatura do corpo de algum animal chegar a 4ºC.
d)    É necessário saber se o peixe é ósseo ou cartilaginoso, para afirmar se o aluno está correto.
25) Nos peixes ósseos, as fendas branquiais são recobertas por uma placa característica que está localizada lateralmente e é denominada de:
a)    Clásper.
b)    Opérculo.
c)    Brânquias.
d)    Esterno.


26) A respeito da reprodução dos peixes, são feitas as afirmações abaixo.
I. Há espécies dióicas e monóicas.
II. Pode ocorrer tanto fecundação interna quanto externa.
III. Pode haver desenvolvimento direto ou indireto.
IV. Há espécies ovovivíparas, vivíparas e ovíparas. Estão corretas apenas:

a)    I e III
b)    II, III e IV
c)    I, II e III
d)    I, III e IV

27) Na maioria dos peixes ósseos, a bexiga natatória é o órgão responsável por manter o equilíbrio hidrostático com o meio. Isso é possível por um controle de _____________ do corpo em relação à água. Portanto, ao nadar do fundo para a superfície, o peixe deve___________________volume da bexiga natatória, para que seu corpo permaneça em equilíbrio com a pressão do meio.
Nesse texto, as lacunas devem ser substituídas, respectivamente, por:
a)    peso / aumentar
b)    peso / diminuir
c)    desidade / aumentar
d)    densidade / diminuir

28) Marque o último processo que ocorre na metamorfose dos anuros:
a) Surgimento de patas traseiras.
b) Surgimento das pratas dianteiras.
c) Reabsorção da cauda.
d) Desenvolvimento dos pulmões.

29) Considerando os aspectos evolutivos de répteis e as principais características apresentadas pelos mesmos, que possibilitaram uma melhor adaptação ao ambiente terrestre, pode-se afirmar que apresentam:

a) Endotermia e circulação sanguínea fechada.
b) Fecundação interna com ovos pequenos sem vitelo e endotermia.
c) Respiração por pulmões, estrutura óssea porosa, com ossos menos densos que outros vertebrados.
d) Ovos com casca adaptados para o ambiente terrestre, pele corneificada mais resistente à abrasão e à perda de água.
30) A ruazinha lagarteando ao sol.
O coreto de música deserto
Aumenta ainda mais o silêncio.
Mário Quintana

A expressão lagartear  ‘deitar-se ao sol’ resultou da observação de um comportamento comum aos lagartos.
É CORRETO afirmar que, do ponto de vista biológico, esse comportamento se explica com base no fato de que os lagartos
a) dependem de fonte externa de calor para a regulação da temperatura, o que os torna muito ativos ou muito lentos. 
b) evitam a dessecação por meio de placas córneas e de corpo revestido por pele grossa, o que lhes dificulta a locomoção. 
c) excretam ureia, composto volátil e tóxico, que requer água para ser eliminada e induz a um estado de paralisia.
d) possuem pequena superfície pulmonar para uma troca gasosa eficiente, o que os torna sonolentos e preguiçosos. 
31) Marque a melhor medida que deve ser adotada em caso de acidentes envolvendo serpentes, antes mesmo de se procurar auxílio médico:
a) Passar remédios como mercúrio ou mertiolate no local afetado.
b) Fazer torniquete.
c) Lavar com água e sabão.
d) Sugar o local da picada, a fim de retirar o veneno.
32) Essencial para a vida terrestre, o surgimento de um ovo, com uma casca resistente e flexível, com uma membrana interna e muito vitelo para nutrir o embrião, foi capaz de proteger a prole de um determinado animal contra a dessecação e o choque físico durante o desenvolvimento embrionário.
O texto anterior se refere, na escala evolutiva, a que animal?
a) peixe
b) anfíbio 
c) réptil
d) ave
GABARITO: 

1) D
2) D
3) D
4) D
5) B
6) C
7) C
8) D
9) D
10) C
11) C
12) D
13) B
14) D
15) B
16) A
17) C
18) D
19) B
20) B
21) A
22) B
23) D
24) B
25) B
26) B
27) C
28) C
29) D
30) A
31) C
32) C


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

Trabalho - 5º ano