REVISÃO 6º ANO

1) É o sexto planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo o segundo maior planeta desse grupo. É conhecido por ser rodeado de anéis e ser classificado como um planeta gasoso ou joviano.
A descrição acima refere-se a:
a) Urano
b) Netuno
c) Saturno
d) Júpiter
2) Assinale a alternativa que indica apenas os planetas rochosos do sistema solar:
a) Terra, Vênus, Urano e Netuno
b) Marte, Terra, Saturno e Mercúrio
c) Vênus, Marte, Plutão e Urano
d) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte
3) Assinale a opção INCORRETA em reação ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar:
a) Os Planetas não têm luz própria. Exemplo de planetas: Terra, Júpiter, Saturno e Marte.
b) Os Planetas giram em torno do Sol. Exemplo de planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Urano.
c) As Estrelas possuem luz própria e iluminam os planetas e satélites.
d) Os Satélites possuem luz própria e giram ao redor do Sol. Exemplo de satélite natural: Lua.

4) Em relação ao Universo assinale a opção CORRETA:

a) O espaço que envolve o mundo em que vivemos e é ocupado por bilhões de astros, é o Espaço Geográfico.
b) Nem todos os astros do Universo se movimentam.
c) Durante o dia e durante a noite percebemos no Céu uma porção de pontinhos luminosos.
d) O imenso conjunto de astros e galáxias chamamos de Universo.

5) Assinale a opção CORRETA em relação ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar:
a) Os Planetas têm luz própria.
b) Os Planetas giram em torno dos satélites.
c) As Estrelas possuem luz própria.
d) Os Satélites giram ao redor do Sol.

6) Assinale a alternativa que indica apenas os planetas rochosos do sistema solar:

a) Terra, Vênus, Urano e Netuno.
b) Marte, Terra, Saturno e Mercúrio.
c) Vênus, Marte, Plutão e Urano.
d) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

7) Sobre o Planeta Júpiter, assinale a alternativa incorreta:

a) É o maior planeta do Sistema Solar.
b) É circundado por um sistema de anéis.
c) Não possui uma superfície sólida.
d) É um planeta gasoso.

8) O planeta Terra é o _______________ do Sistema Solar mais próximo do sol, sendo classificado como um planeta ______________. A maior parte de sua superfície é composta por ______________ e sua camada externa é muito fina, recebendo a denominação de ____________________. Essa camada não é contínua, ao contrário do que ocorre em outros planetas, sendo segmentada em várias ___________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
a) quarto – rochoso – rochas – atmosfera – placas tectônicas
b) terceiro – comum – rochas – crosta terrestre – formas de relevo
c) quarto – joviano – água – atmosfera – camadas de ar
d) terceiro – rochoso – água – crosta terrestre – placas tectônicas
As estrelas são maiores do que a Lua. Mas por que, então, elas parecem menores?
a)    As estrelas brilham mais do que a lua.
b)    O Sol está mais próximo da lua do que de outras estrelas.
c)    A lua reflete a luz de todas as estrelas.
d)    A lua está mais próxima da Terra do que as estrelas.



9) Um estudante afirmou que, quando os astrônomos detectam uma alteração na superfície do Sol, o fenômeno já ocorreu pelo menos 8 minutos e 45 segundos antes. Explique o que o estudante quis dizer com isso? Assinale a melhor alternativa.

a)    Os aparelhos não possuem a tecnologia suficiente para nos passar informações precisas.
b)    Qualquer alteração ocorrida na superfície do Sol é demorada, pois os gases que compõem sua superfície são muito densos.
c)    Esse é o tempo que a luz do Sol leva para atingir a Terra. Por isso um acontecimento observado na superfície do Sol só é percebido após esse intervalo de tempo.
d)    Antes de qualquer conclusão, os astrônomos precisam estudar as características físicas do fenômeno. Por isso, calcula-se esse tempo.


10) Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente,

a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas
b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites
c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano
d) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes.


11) Observe as imagens:
Resultado de imagem para ESTRELASResultado de imagem para LANTERNA
O que essas imagens têm em comum?

a)    São formadas por partículas sólidas.
b)    Emitem luz e calor.
c)    Refletem a luz.
d)    São astros iluminados.



12) Os telescópios são instalados em locais bem altos e distantes de cidades populosas. Por que isso é importante para um astrônomo?

a)    As luzes das cidades atrapalham a observação dos astros.
b)    Para não haver interferência dos sons e poluição da cidade.  
c)    A pressão é menor em locais altos, isso interfere na lente dos telescópio.
d)    Para estar mais próximo dos astros e facilitar a observação dos detalhes mais relevantes.


13) Ao observar o céu a olho nú, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de Universo. Já na observação do céu feita com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior e também pode-se ver detalhes das formas e da cor dos astros.
Indique a afirmativa verdadeira:

a)    O Sol é a única estrela do universo.
b)    O microscópio aumenta a capacidade humana de observar os corpos celeste.
c)    O telescópio é um aparelho que nos permite ver corpos distantes, como estrelas e planetas.
d)    Os planetas são astros rochosos.


14) As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos. Sobre esses astros, assinale a alternativa correta.  

a)    A cor de uma estrela indica a distância onde ela se encontra.
b)    A luz de uma estrela se propaga instantaneamente.
c)    As constelações são os desenhos formados pela luz que as estrelas emitem.
d)    Uma constelação é formada por estrelas que estão mais próximas umas das outras do que das estrelas de outras constelações.



15) O planeta mercúrio está mais próximo do Sol do que Vênus. Mas, então, por que a temperatura de Vênus é mais alta do que a de Mercúrio?

a)    Vênus possui uma grande concentração de gás carbônico em sua atmosfera.
b)    Devido à diferença de tamanho, já que Vênus é menor que Mercúrio.
c)    Isso acontece, por que em Mercúrio tem muita água.
d)    Por causa do movimento de rotação de Mercúrio ser mais rápido que de Vênus.



16) Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.
SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?

a)            Achatamento e suas regiões polares.
b)           Arredondamento de sua forma geométrica.
c)            Variação periódica de sua distância do Sol
d)           Movimento em torno de seu próprio eixo.



17) Nome de uma das teorias mais aceitas pela comunidade científica para explicar a origem do nosso universo:

a) Bang Bang
b) Teoria da Relatividade
c) Lei de Hubble
d) Big Bang, ou a Grande Explosão



18) Responda às perguntas, e em seguida assinale a alternativa com a sequência de respostas corretas:

  1. Qual é o planeta mais brilhante que roda em volta do Sol?
  2.  O oitavo planeta em órbita do sol?
  3. Sol é:
  4. Qual é o planeta mais próximo da Terra?
  5. Qual é o maior planeta do sistema solar?

a)     Marte / Júpiter / Satélite natural / Vênus / Netuno
b)    Vênus / Netuno / Estrela / Marte / Júpiter
c)     Vênus / Júpiter / Estrela / Vênus / Netuno
d)    Vênus / Netuno / Astro luminoso / Saturno / Júpiter



19 “Dona Benta continuava com os olhos nas estrelas. Súbito, Narizinho, que estava em outro degrau da escada fazendo tricô, deu um berro. - Vovó, Emília está botando a língua para mim! Mas Dona Benta não ouviu. Não tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se aproximando. E ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava prendendo a atenção da boa velha. - Que é, vovó, que a senhora está vendo lá em cima? Eu não estou enxergando nada – disse Pedrinho. Dona Benta não pode deixar de rir-se. Pôs nele os olhos, puxou-o para o seu colo e falou: - Não está vendo nada, meu filho? Então olha para o céu estrelado e não vê nada? - Só vejo estrelinhas – murmurou o menino. - E acha pouco, meu filho? Você vê uma metade do universo e acha pouco? Pois saiba que os astrônomos passam a vida inteira estudando as maravilhas que há nesse céu em que você só vê estrelinhas. É que eles sabem e você não sabe. “Eles sabem ler o que está escrito no céu – e você nem desconfia que haja um milhão de coisas escritas no céu...”

 ( Extraído do livro Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato. 36° ed. São Paulo, Brasiliense, 1988. p.12)

Estudando o céu, assim como o Pedrinho, você aprendeu sobre o universo na sua turma. Marque a frase correta:
a)    O universo é formado por um conjunto de galáxias e as “estrelinhas” vistas por Pedrinho pertencem à Via Láctea.
b)     No céu, os astrônomos observaram que o universo é pequeno, formado só pelo Sol, Terra, Lua e Júpiter.
c)     As “estrelinhas” vistas por Pedrinho são o próprio universo.
d)     A Terra, a Lua, o Sol, os outros planetas e os cometas são os únicos astros que formam o universo.

20) Por que o planeta Terra apresenta as estações do ano?

a)    A inclinação do eixo e o movimento de translação da Terra não provocam o dia e a noite em nosso planeta e nem as estações do ano.
b)    O movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano, recebe o nome de movimento de translação e a sua principal consequência é a duração de um dia.
c)    A Terra está em constante movimento. Gira em torno do Sol no movimento de translação e as estações do ano acontecem por causa desse movimento e do eixo de inclinação.
d)    A Terra apresenta as estações do ano por causa de seus dois movimentos, o de translação e o de rotação, e também devido ao eixo de inclinação em relação ao Sol.



GABARITO

1- C
2 - D
3 - D
4 - B
5 - C
6 - D
7 - A
8 - D
9 - C
10 - C
11 - B
12 - A
13 - C
14 - D
15 - A
16 - D
17 - D
18 - B
19 - A
20 - C


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

Trabalho - 5º ano