Exercícios de Revisão - 7º ano
1) Cite quatro características gerais dos seres vivos, isto é, características comuns a todos os seres vivos.
R.: Os seres vivos possuem como características em comum a capacidade de reprodução, a formação celular, a reatividade que é a capacidade de reagir aos estímulos do ambiente e o metabolismo.
2) Explique qual é a diferença entre seres unicelulares e pluricelulares. Dê exemplos.
R. Os organismos unicelulares são aqueles formados por somente uma célula. Já os organismos pluricelulares são formados por várias células. Exemplos de unicelulares são as bactérias, algas azuis, algas protistas, protozoários e leveduras. Exemplos de pluricelulares são cogumelos, plantas e animais.
3) A reprodução sexuada está diretamente relacionada à evolução das espécies?
R. Sim. A reprodução sexuada gera indivíduos diferentes uns dos outros, essa característica permite que ocorra a evolução das espécies.
4) Como os seres autótrofos e heterótrofos obtêm alimento? Compare-os e dê exemplos.
R. Os organismos autótrofos são aqueles que são capazes de produzir seu próprio alimento através do processo da fotossíntese. Já os organismos heterótrofos dependem de outros organismos para se alimentar. As plantas e algas protistas e azuis são autótrofas e os animais e cogumelos são heterótrofos.
5) Qual a principal diferença entre a reprodução sexuada e a assexuada?
R. A reprodução sexuada ocorre com união de gametas e geram indivíduos diferentes geneticamente. Já a reprodução assexuada, um único indivíduo se divide em dois, gerando descendentes geneticamente idênticos.
6) Diferencie as células: vegetal, animal e bacteriana.
R. A célula vegetal se difere das outras por possuir o vacúolo contrátil e o cloroplasto. A parede celular também não está presente na célula animal. A célula bacteriana é procarionte, diferenciando da animal e vegetal, que são eucariontes.
7) Quais as principais categorias do sistema de classificação taxonômica dos seres vivos?
R. Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie
8) Qual a importância do uso do microscópio para o estudo dos seres vivos?
R. Com o avanço da tecnologia e a consequente invenção do microscópio, pudemos finalmente observar as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos — a célula.
1) Cite quatro características gerais dos seres vivos, isto é, características comuns a todos os seres vivos.
R.: Os seres vivos possuem como características em comum a capacidade de reprodução, a formação celular, a reatividade que é a capacidade de reagir aos estímulos do ambiente e o metabolismo.
2) Explique qual é a diferença entre seres unicelulares e pluricelulares. Dê exemplos.
R. Os organismos unicelulares são aqueles formados por somente uma célula. Já os organismos pluricelulares são formados por várias células. Exemplos de unicelulares são as bactérias, algas azuis, algas protistas, protozoários e leveduras. Exemplos de pluricelulares são cogumelos, plantas e animais.
3) A reprodução sexuada está diretamente relacionada à evolução das espécies?
R. Sim. A reprodução sexuada gera indivíduos diferentes uns dos outros, essa característica permite que ocorra a evolução das espécies.
4) Como os seres autótrofos e heterótrofos obtêm alimento? Compare-os e dê exemplos.
R. Os organismos autótrofos são aqueles que são capazes de produzir seu próprio alimento através do processo da fotossíntese. Já os organismos heterótrofos dependem de outros organismos para se alimentar. As plantas e algas protistas e azuis são autótrofas e os animais e cogumelos são heterótrofos.
5) Qual a principal diferença entre a reprodução sexuada e a assexuada?
R. A reprodução sexuada ocorre com união de gametas e geram indivíduos diferentes geneticamente. Já a reprodução assexuada, um único indivíduo se divide em dois, gerando descendentes geneticamente idênticos.
6) Diferencie as células: vegetal, animal e bacteriana.
R. A célula vegetal se difere das outras por possuir o vacúolo contrátil e o cloroplasto. A parede celular também não está presente na célula animal. A célula bacteriana é procarionte, diferenciando da animal e vegetal, que são eucariontes.
7) Quais as principais categorias do sistema de classificação taxonômica dos seres vivos?
R. Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie
8) Qual a importância do uso do microscópio para o estudo dos seres vivos?
R. Com o avanço da tecnologia e a consequente invenção do microscópio, pudemos finalmente observar as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos — a célula.
Desde então, estes avanços permitiram que a biologia desse um enorme salto. Principalmente após a invenção do microscópio eletrônico, com potencial de aumento muito superior ao ótico.
9) Compare:
Cachorro Gato
Animal Animal
Cordado Cordado
Mamífero Mamífero
Canidae Felidae
Canis Felis
Canis familiaris Felis catus
a) Quais categorias taxonômicas são as mesmas?
R. Reino, filo, classe e ordem.
b) Podemos afirmar que eles são da mesma família?
R. Não. O cachorro é da família canidae e o gato é da família felidae.
11) Em qual reino encontramos seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos?
R. No Reino animal.
12) Se podemos cruzar a égua com o jumento, porque eles não são da mesma espécie.
R. O jumento e a égua possuem características muito semelhantes, mas quando cruzam entre si, podem gerar descendentes - mula ou burro - mas eles não são férteis.
Comentários
Postar um comentário