Revisão 6º ano

1. Faça um esquema da estrutura da Terra representando suas camadas. Qual é  a mais fina?
2. Qual a diferença entre magma e lava?
3. Qual a relação entre placas tectônicas e a formação de vulcões?
4. O Japão já foi vítima de vários terremotos e tsunamis. Por que lá ocorrem tantos desastres naturais como esses?
5. O que é deriva continental?
6. Cite as etapas da fragmentação da rocha-mãe até a formação do solo.
7. Qual o tipo de solo poderá inundar com a hua forte: o rico em areia ou rico em argila? Justifique.
8. Na floresta, a produção de húmus não cessa, porque os restos de plantas e animais se acumulam e se decompõem. Além disso, os animais eliminam fezes no solo.

a) Como a cobertura do solo da floresta se transforma em húmus?
b) O que acontecerá ao solo se a vegetação for destruída?

9. Certa vez um aluno afirmou que as minhocas poluem o solo com suas fezes. Você concorda com esse aluno? Justifique.



Respostas

1. 

Resultado de imagem para estrutura interna da terra
A camada mais fina é a crosta terrestre.
2. Magma é a rocha líquida contida no interior da terra. Lava é o magmaexpulso durante uma erupção vulcânica.

3. Os vulcões podem ser formados a partir do encontro de placas tectônicas (blocos rígidos imensos que compõem a crosta terrestre), de fissuras (regiões onde já houve movimento de placas ou onde já existiu um vulcão) ou de pontos quentes (locais por onde a placa tectônica passa e é aquecida pelo manto terrestre).

4. O Japão está Localizado no encontro entre duas placas tectônicas, possui cerca de 40 milhões de quilômetros quadrados. É considerada uma das áreas com maior índice de terremotos e vulcões, devido ao atrito com as placas das Filipinas e do Pacifico.

5. A superfície terrestre é ocupada por camadas rochosas em movimento, que formam os continentes e também o piso dos oceanos, chamada de placas tectônicas. Os continentes ainda estão se afastando, devido as profundas falhas existentes na crosta terrestre, e estariam sob placas tectônicas organizadas lado a lado e que se movimentavam por estar em cima de uma massa chamada magma.

6. 

 Esquema explicativo da sequência de formação dos solos

De acordo com a sequência acima explicitada, compreendemos que o processo de formação obedece à seguinte cronologia: a) decomposição lenta da rocha mãe pelos agentes do intemperismo (água, ventos, clima, plantas e outros); b) com o tempo, acumula-se uma maior presença de material orgânico sobre o solo recém-formado; c) o material orgânico decompõe-se e vai aos poucos enriquecendo o terreno, enquanto os horizontes do solo vão se formando; d) o solo, em estágio mais avançado, passa a contar com os diferentes horizontes, além de apresentar uma camada superficial orgânica propícia ao plantio e à existência de vegetações.

7. Rico em areia, pois suas partículas são maiores, permitindo infiltrar água com maior facilidade.

8. a) As folhas que caem das árvores e os animais mortos, sofrem decomposição por ação dos fungos e bactérias existentes no solo. 

b) O solo ficará sem proteção, e sem matéria orgânica. A chuva vai cair diretamente no solo aumentando a erosão e deixando o solo cada vez mais pobre em nutrientes.

9. Não. Aminhocas são importantes para o solo, pois vivem embaixo da terra, movimentando-se através de túneis que cavam, facilitando a entrada de ar e água. Com isso, puxam para baixo os restos de vegetais em decomposição e contribuem para a ventilação do solo.

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