Revisão para o Desafio - 7° ano!
Olá galera! Resolvi fazer uma revisão diferente... Na verdade darei algumas dicas do que estudar e se atentar mais para terem sucesso no Desafio!
- Sobre Briófitas: As briófitas são os musgos e as hepáticas, seus representantes mais conhecidos. Não possuem vasos condutores de seiva (a água é transportada de célula em célula) e dependem da água para se reproduzirem. A imagem abaixo mostra o ciclo reprodutivo de um musgo:
- Sobre Pteridófitas: São as primeiras plantas a possuírem vasos condutores de seiva, raiz, caule subterrâneo e folhas. Ainda dependem da água para a reprodução. possuem pontinhos escuros em suas folhas, chamadas de soros, onde ficam os esporos. Células germinativas que crescem e formam o protalo. Estrutura em forma de coração que dará origem a uma nova planta. Seus representantes são as samambaias e avencas.
- As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; esperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias e os ciprestes.As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequoias. Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos. No Brasil um pinheiro muito conhecido é a Araucária, típico da região Sul do Brasil. Sua semente (Pinhão) é utilizado em pratos típicos da região.
- Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas - desse total, mais de 250 mil são angiospermas.Juntamente com as gimnospermas são chamadas de vegetais superiores. A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae. As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.
- A raiz é imprescindível à planta, haja vista que além de fixar ela absorve do solo os nutrientes necessários à sobrevivência do vegetal. Porém há outra função importante que é fazer reserva de nutrientes, como no caso dos tubérculos. Exemplos de tubérculos: Cenoura, mandioca, beterraba, batata doce. O gengibre é um tipo de raiz subterrânea do tipo rizoma.
- Em uma raiz em cabeleira não se distingue a raiz principal.
- Estudem o processo de polinização que ocorrem na flores.
- O óvulo fecundado se transforma na semente, que contém um pequeno embrião em repouse em seu interior.
- Os frutos surgem do desenvolvimento dos ovários, geralmente após a fecundação dos óvulos. Em geral, a transformação do ovário em fruta é induzida por hormônios liberados pelos embriões em desenvolvimento. Existem casos, porém, em que ocorre a formação de frutos sem que tenha havido polinização.
- Oosfera é o nome do gameta feminino da flor.
- Exemplos de caules comestíveis como o palmito, a batata inglesa que é um caule subterrâneo, o alho e a cebola do tipo bulbo. O caule serve para transportar a seiva da raiz até as folhas,
- As folhas possuem estômatos, pequenos orifícios que controlam o excesso de água. Abrem e fecham para controlar a eliminação de água pelas folhas. Nas folhas encontramos também tecidos e estruturas como: Células com cloroplastos, xilema, floema, estômatos e cutículas.
- Sobre sementes vocês precisam apenas saber que são elas que protegem o embrião. A casca rígida garante essa proteção, e dentro da semente também tem material nutritivo para o embrião. Isso eu falei em sala de aula, apesar de não ter passado o conteúdo no caderno! Fiquem espertos! Estudem bastante! e bom desafio!
Comentários
Postar um comentário