Respostas no caderno - 6º ano


  • Diferencie fotossíntese de respiração.
  • Qual é a substância nutritiva produzida pela planta?
  • Quais seres vivos fazem a fotossíntese?


  • Pesquise sobre a importância dos seres decompositores na cadeia alimentar.
  • Forme uma cadeia alimentar a partir do video visto anteriormente, podendo acrescentar outros seres.
  • Forme duas cadeias com 5 organismos diferentes. 
  •         Considere os seguintes componentes de um lago:
  • I.              Grau de luminosidade na água.
  • II.             Algas.
    III.            Bactérias.
    IV.           Temperatura da água.
    V.            Oxigênio da água.
    VI.           Peixes e outros animais aquáticos.

    a)            Identifique os componentes que fazem parte do meio abiótico desse ambiente. Justifique sua resposta.
    b)            Um lago é exemplo de ecossistema. Uma aluna afirmou que para estudar esse ecossistema, basta considerar as relações entre os componentes II, III e VI. Você concorda com ela? Por quê?
     Observe estas fotos e depois leia o texto a seguir.  
      
     

     A Catita (ou cuíca) vive na mata Atlântica e no Cerrado do Brasil. Esse animal vive sozinho e tem hábitos noturnos, passando o dia escondido em sua toca. Alimenta-se principalmente de frutas e insetos.
    O macaco muriqui (mono-carvoeiro) é o maior macaco brasileiro e chega a pesar 10Kg. Vive nas árvores da mata Atlântica em bandos de geralmente 6 a 12 indivíduos, tem hábitos diurnos e alimenta-se de folhas, frutas, brotos e insetos. Indique uma semelhança e uma diferença entre os nichos e os hábitats desses animais.

  • Num campo cujo solo é coberto de capim gordura, vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Identifique quantas populações e quantas comunidades vivem nesse campo. Explique sua resposta.
  •  Durante as férias de fim de ano numa fazenda, um aluno percebeu que um tronco de árvore caído na mata ficava cada dia mais habitado. Curioso, sempre que podia ia observar o tronco. No último dia de férias, ele percebeu que o tronco abrigava besouros e larvas de besouros, pequenas aranhas, centopeias, musgos e outros tipos de pequenos animais, além de pequenas plantas. Voltando às aulas, ele contou aos colegas a sua descoberta: um tronco de árvore caído no solo de uma mata pode ser considerado um ecossistema, desde que abrigue algumas espécies de seres vivos. Você concorda com essa conclusão? Explique sua resposta usando as palavras biótico e abiótico.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Trabalho - 5º ano