Revisão Zoologia

Filo Porífera:

  • As esponjas constituem o filo Porífera (do grego poris,poro, e phoros,portador) que significa "esponjoso, poroso". Também são denominados poríferos. Elas crescem aderidas ao substratos submersos, tais como pedras, conchas dentre outros.

  • Elas obtêm alimento filtrando a água que fica ao seu redor. O batimento contínuo dos COANÓCITOS (Células flageladas. É o movimento dos flagelos dos coanócitos que cria a corrente líquida que circula através do corpo das esponjas, trazendo partículas nutritivas e oxigênio), força a saída de água através do ósculo(orifício oposto à base) e, em consequência, faz com que a água ao redor da esponja seja sugada e penetre pelos PORÓCITOS.
  • A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.
    Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. As esponjas apresentam ainda grande capacidade de regeneração. Se uma esponja for partida em pedaços, cada pedaço poderá dar origem a uma nova esponja.
  • Sexuada. Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.
  •  
                                      REPRODUÇÃO ASSEXUADA



REPRODUÇÃO SEXUADA

FILO CNIDARIA:

  • O Filo Cnidaria apresenta animais predominantemente marinhos, incluindo as hidras, medusas, anêmonas-do-mar e corais.
  • Os pólipos vivem fixos a um sbstrato.
  • Existe uma boca, circundada por tentáculos, e uma cavidade digestiva, chamada cavidade gastrovascular. A Cnidaria provém de estruturas (células) de defesa características do filo, chamadas coanócitos. Essas células produzem uma substância urticante capaz de matar suas presas (pequenos peixes e crustáceos) e causar queimaduras em seres humanos.
  • A presença de boca e cavidade digestiva tem importante significado evolutivo. Os alimentos podem ser ingeridos em maiores proporções e digeridos na cavidade antes de penetrarem nas células.
  • No esquema da reprodução de uma água-viva mostrado abaixo, vemos uma fase sexuada e outra fase assexuada. A sexuada é onde ocorre a união de gametas.  

    Os platelmintos


    Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos. Esses animais têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme').
    Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.
    Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.
  • Entre os muitos exemplos de platelmintos estudamos as planárias, as tênias e os esquistossomos.



    As planárias



    Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, esses platelmintos podem ser encontrados em córregos, lagos e lugares úmidos. Locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.


    O corpo é achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na região ventral do corpo. O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo.


    A planária adulta é hermafrodita, isto é, apresenta tanto o sistema genital feminino quanto masculino. Quando duas planárias estão sexualmente maduras e se encontram, elas podem se reproduzir.

    As planárias tem grande poder de regeneração. Cortando-se o animal em alguns pedaços, cada um deles pode dar origem a uma planária inteira. Observe o esquema a baixo.
  • DICAS:
  •  Não se esqueçam de estudar as verminoses: PLATELMINTOS - Cisticercose, teníase e esquistossomose. NEMATELMINTOS - oxiúro e ascaridíases. Importante saber sobre as ações preventivas dessas doenças, sendo que para todas é importante haver educação sanitária e construção de redes de esgoto.
  • NÃO ESTUDEM SOMENTE PELA REVISÃO!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade da vida

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Trabalho - 5º ano