REVISÃO PARA O DESAFIO - 7º ANO
- Os seres vivos possuem características que os diferem dos seres não vivos. Essas características são: metabolismo, reprodução, ciclo de vida, presença de material genético, movimento e composição celular.
- Os vírus são seres acelulares, ou seja, não apresentam organização celular. São parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, precisam parasitar outra célula para ter as características dos seres vivos. Devido a essas características, os vírus não são classificados em nenhum reino.
- As viroses, são doenças causadas por vírus. A maioria das viroses são prevenidas com vacinas. A vacina é produzida com vírus morto ou efraquecido. A vacina estimula o nosso organismo a produzir anticorpos para combater o vírus causador da doença. Não existe remédio para combater os vírus. No caso de bacterioses o tratamento é a base de antibióticos. O soro é para curar e a vacina é para prevenir.
- O vírus da AIDS é prevenido com o uso de camisinha, utilização de seringas descartáveis.
- Os remédios existentes no mercado para combater a gripe, a dengue, o resfriado e outras viroses, na verdade só servem para amenizar os sintomas. A cura da virose só irá ocorrer com a ação do organismo que irá produzir anticorpos para combater o vírus.
- Os vírus capazes de parasitar bactérias são chamados bacteriófagos. Observem o ciclo de vida do bacteriófago:
- No reino monera estão as bactérias, cianobactérias (algas azuis) e as arqueas. Todos os representantes desse reino são unicelulares e procariontes. As algas azuis são autótrofas, algumas bactérias são parasitas e outras são decompositoras.
- A melhor forma de se prevenir contra as bacterioses, como a salmonella, é ter higiene, lavar sempre as mãos, cozinhar bem os alimentos e lavar alimentos crus.
- Nem todas as bactérias causam doenças, algumas são utilizadas na produção de iogurtes, vinhos, queijos.
- As bactérias podem possuir diversos formatos:
- Essa não pode ser a única fonte de estudo, não se esqueçam de estudar sobre as viroses e bacterioses.
Comentários
Postar um comentário