Revisão 6º ano - 2º etapa - A2

A água nos seres vivos:

  • A água está presente em todos os seres vivos, em quantidades diferentes.
  • O ser humano pode ter até 70% de sua massa corporal composta por água.
  • Em um recém-nascido, esse valor pode chegar a 80%.
  • No corpo humano, a água regula a temperatura corporal por meio da transpiração e da sudação.
  • Sudação é a eliminação de água através do suor, transpiração eliminação de água em forma de vapor.
  • Na respiração e nas fezes também ocorrem perda de água, por isso o ser humano deve repor ingerindo líquidos.
  • Quando a quantidade de água em nosso organismo está abaixo do normal, dizemos que o organismo está passando por um processo de desidratação.
  • A água é indispensável pois ela dissolve os nutrientes e faz o transporte dessas substancias e de outros materiais presentes no corpo dos seres vivos.
  • Alguns seres vivos podem se adaptar a ambientes onde a água não está disponível, como por exemplo: alguns animais podem permanecer parados ou dormindo dentro de suas tocas durante o período mais quente do dia, outros contam com revestimentos corporais que impedem a perda da água pela transpiração.
  • O cacto possui a capacidade de armazenar água em seus caules e suas folhas são modificadas em espinhos para diminuir a perda de água pela transpiração.
Consumo de água:

  • A relação dos seres humanos com a água vai além da sobrevivência. Utilizamos água em muitas tarefas cotidianas: utilização doméstica (lavar, beber, cozinhar), na produção dos alimentos também na geração de energia elétrica. 
  • Problemas ambientais: poluímos o lençol freático, poluímos os rios ao desejarmos o esgoto e na construção de hidrelétrica causamos um grande impacto ambiental, alagando regiões e alterando a paisagem natural. 
  • A água virtual é aquela que utilizamos de forma indireta, como por exemplo, para produzir arroz, carnes, frutas e legumes, consumimos água. 
  • A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição.
  • a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças.
  • Em síntese, os responsáveis pela poluição da água tornando-a imprópria à vida, vegetal e animal e também para o consumo público, agrícola e industrial são: 
     
    - Acidentes marítimos envolvendo o petróleo, esse pode vazar de poços submarinos e de navios, e provocar acidentes biológicos prejudicando enorme quantidade de plantas, peixes e aves marinhas; 

    -  A ausência de tratamento de esgotos domésticos e industriais. Esses esgotos chegam aos rios e lagos, poluindo os. A solução seria o tratamento, mas como é um pro¬cesso muito caro é ainda pouco usado em nosso país;

    - Os agricultores usam os fertilizantes agrícolas nas plantações que são carregados pelas águas das chuvas; 

    - Os materiais orgânicos sintéticos que são lançados nos lagos, rios e mares como plásticos, detergentes, sol¬ventes, tintas, inseticidas etc.; 

    - O lançamento de compostos inorgânicos nos lagos, rios e mares feito pelas indústrias, como ácidos, bases e sais. Os que oferecem maiores perigos são os com¬postos de metais pesados (Cu, Zn, Pb, Cd, Hg etc.), temos um exemplo: a poluição de mercúrio, provocada por garimpeiros que buscam ouro.
    Aterro Ilegal
    Aterros ilegais são outros causadores da poluição
    A grande concentração humana nas cidades também é responsável por uma parte importante da contaminação. Ali surgem verdadeiros rios de esgoto que arrastam resíduos sólidos.
    E lembrem-se, à primeira vista as águas podem se apresentar puras, mas nem todas são potáveis. Por isso é importante que tenha conhecimento da água que você está consumindo, tome cuidado com águas de cisternas e minas. É indispensável que ela passe por um tratamento prévio.
  • Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.

    Para evitar doenças transmitidas pela água devemos tomar os seguintes cuidados:

    • Proteger açudes e poços utilizados para o abastecimento;
    • tratar a água eliminando micróbios e impurezas nocivas a saúde humana;
    • filtrar e ferver a água;
    • não lavar alimentos que serão consumidos crus com água não tratada como verduras, frutas e hortaliças.

    As principais doenças transmitidas pela água são:



  •  Vejamos as etapas que acontecem no processo de tratamento da água:
    1 – Captação,  a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. 
    2 – Coagulação, visa aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso, permitindo que a gravidade possa agir. 
    3 – Floculação, a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os flocos. 
    4- Decantação, a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. 
    5- Filtração. A água já decantada passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão mineral), onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos.
    6- Cloração. A água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Por isso, ela recebe um produto que contém cloro, que mata os microrganismos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

Trabalho - 5º ano