Respostas - Atividades 6º ano - p. 105

1. As plantas precisam de luz, gás carbônico e água para realizar a fotossíntese. Nesse processo será produzido um açúcar (glicose), que é um nutriente necessário para o seu desenvolvimento. A planta também n da matéria orgânica e necessita de outros nutrientes que são retirados do solo.

2. Não, os nutrientes são classificados em macro e micronutrientes em razão da quantidade em que são requeridos e absorvidos pelo vegetal, mas todos desempenham papéis  de grande importância para as plantas.

3. Resposta pessoal.

4. Drenagem. Um solo raso, encharcado e arenoso apresenta excesso de água, portanto, deve ser promovida sua drenagem  para melhor adequação ao cultivo da aceroleira.

5. Nessas regiões de muito calor e chuvas, a aração pode provocar consequências muito danosas ao solo, expondo o substrato ao calor intenso comperda de umidade, além da destruição de microrganismos que atuam na decomposição de microrganismos que atuam na decomposição da matéria orgânica e ajudam, portanto,na sua fertilidade. A aração pode provocar também a erosão do solo que é arrastado pelas chuvas e ventos.

6. Os solos amazônicos, bem como vários outros, têm características ácidas  e por isso a calagem se faz necessária  para diminuir sua  acidez.

7. Nas áreas sem interferência humana as folhas, galhos e outros materiais orgânicos que caem no solo são decompostos liberando nutrientes que serão reabsorvidos pelas raízes das  plantas. Já em áreas cultivadas, o material orgânico é retirado durante a colheita. Desta forma, os  nutrientes não são repostos de forma  natural e a adubação é  necessária.

8. A compostagem é uma prática ecologicamente correta, pois permite o reaproveitamento dosresíduos orgânicos, transformando-os em adubo de alta qualidade e, geralmente, livre de  poluentes. Este adubo pode ser usado nas culturas agrícola, canteiros, adubação de jardins, no campo e nas praças.

9. A agricultura orgânica busca estar mais próxima dos ciclos naturais das próprias plantas e do ambiente onde serão cultivadas e, por esse motivo, não requerem o uso de adubos químicos nem defensivos agrícolas.

10. A monocultura (plantação de uma única espécie de vegetal) tende a provocar o empobrecimento do solo e a diminuição da produtividade das culturas ao longo do tempo. Também proporciona condições mais favoráveis para o desenvolvimento de doenças, pregas e plantas daninhas. Para evitar ou amenizar esses problemas, usa-se a rotação de culturas,que consiste em alternar,anualmente, espécies vegetais, em uma mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

Trabalho - 5º ano