Condução de seiva

O lenho e o líber, respectivamente chamados por xilema e floema, são tecidos vasculares que realizam o transporte de seiva nos organismos vegetais  intermediada pelo caule.

O transporte de seiva bruta, constituída por água e sais minerais, é realizado a partir da capacidade de absorção pelas raízes e distribuição para todo o restante da planta com destino essencial às folhas, através do xilema (vasos lenhosos).
No transporte de seiva elaborada, cujos componentes básicos são substâncias orgânicas sintetizadas na fotossíntese, partindo das folhas em direção aos demais órgãos, utilizam para o transporte o floema (vsos liberianos). 

Esses vasos condutores tanto nas raízes quanto nos caules, possuem a seguinte disposição: nas raízes os vasos ocupam a região do cilindro central, e no caule os vasos integram os feixes liberolenhosos, onde em ambos o xilema (lenho) com posição mais interna e o floema (líber) mais externa, são produzidos por diferenciação do câmbio vascular.






lembrem-se: as folhas são responsáveis pela respiração, fotossíntese, transpiração(eliminação de água em forma de vapor)e pela sudação (eliminação de água líquida ),

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correção dos exercícios de revisão - 5º ano

Diversidade da vida

Trabalho - 5º ano